A busca para sair do aluguel tem levado muita gente a querer uma casa junto aos programas habitacionais da prefeitura de Santa Maria. Conforme a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do município, atualmente, há 14 mil pessoas cadastradas no banco de dados da pasta que querem ser contempladas com alguma residência. Desse número, 5 mil pessoas estão aptas a disputar, de fato, a uma vaga nos programas habitacionais do município.
De acordo com a prefeitura, o déficit habitacional em Santa Maria gira em torno de 3 mil a 4 mil residências. Ou seja, esse é o número de pessoas que buscam concretizar a compra da casa própria.
Dois novos conjuntos habitacionais nos bairros Nova Santa Marta e Caturrita
Para 2015, o governo municipal deve viabilizar a construção de mais de 1,1 mil unidades habitacionais. O Ministério das Cidades já sinalizou favoravelmente para que a prefeitura faça os projetos que deem materialização às obras.
O maior deles será no bairro Caturrita, região Norte da cidade, e terá 850 casas. Os interessados nesse empreendimento terão de procurar a prefeitura e preencher cadastro. É preciso se enquadrar em critérios como, por exemplo, limite de até três salários mínimos.
Já o outro empreendimento será no bairro Nova Santa Marta, região oeste da cidade. Nessa unidade habitacional, serão 280 casas. Os beneficiados desse residencial serão moradores do próprio bairro, já devidamente cadastrados, e que moram em áreas de preservação permanente, em locais de risco ou que residam em habitações precárias.
Os dois empreendimentos serão feitos com recursos do Minha Casa, Minha Vida e ainda terão obras de infraestrutura – como a ampliação de serviços das redes de esgoto, água e luz e ainda obras de pavimentação nas vias do entorno. Tão logo iniciada as obras, os serviços devem ser finalizados em até dois anos.