O grupo SOU, de Flores da Cunha, transforma união em música. O nome escolhido é para deixar claro que juntos somos um só. O irreverente grupo se encontra uma vez por semana desde dezembro do ano passado para se aprimorar através da música vocal. O diretor artístico e musical, Renato Filippini, conta que a ideia surgiu quando ele e alguns moradores de Flores, todos com o desejo de cantar, resolveram se unir. O coro é formado por vinte jovens cantores, entre sopranos, contraltos, tenores e baixos. Dez mulheres e dez homens exercitam a voz no projeto.
O repertório eclético do SOU vai desde Beatles e Elvis Presley até Carmem Miranda e Roberto Carlos. Renato explica o que os cantores buscam:
"A primeira coisa é cantar, claro, mas principalmente pesquisar repertório da música local ou mesmo do que nós vamos produzir mais adiante, músicas nossas. E também fazer aparições como flashmobs, apresentações na cidade e na região", explica.
Outro objetivo do grupo autônomo é aguçar o senso crítico do público através da música.
Até o momento, as apresentações são feitas de graça, já que a participação é voluntária. Renato salienta que o apoio de um patrocinador é fundamental para a continuação do trabalho, já que há despesas para manter a atividade, como a construção de cenários, produção de figurinos e de material de divulgação.
Todo o trabalho feito até agora antecede a estreia do primeiro espetáculo produzido pelo grupo, que está marcada para os dias 17, 18 e 19 de outubro, no Centro Cultural São José, em Flores. O desejo que fica é que os artistas da voz levem essa boa ideia por muitas e muitas canções.
Ouça a reportagem na íntegra