O município de Itaara, na Região Central do Rio Grande do Sul, enviou na tarde desta quarta-feira (2) o decreto de situação de emergência à Defesa Civil estadual. Os prejuízos da cidade chegam a R$ 1 milhão e envolvem principalmente estradas, que foram bloqueadas devido a danos causados pela água.
Representantes da Defesa Civil do Estado estiveram hoje no município avaliando a situação. Conforme o prefeito em exercício, Wilson Lucca, há localidades ilhadas porque os acessos estão bloqueados.
A estrada que leva à localidade de Rincão dos Minellos foi atingida em dois pontos pela água. As estradas dos Buss, dos Cauduros e do Ibicuí, que liga o município a São Martinho da Serra, também estão danificadas e têm bloqueios.
A homologação do decreto pode levar até 15 dias. A intenção da prefeitura é de que o valor liberado para o município seja usado para a contratação terceirizada de máquinas para a recuperação de estradas. As aulas no município reiniciaram hoje, mas alguns alunos não conseguem chegar à escola.