Autoridades da Agência de Aviação da Argélia confirmaram que o avião da companhia Air Algérie, desaparecido nesta quinta-feira (24), caiu em uma rota entre Burkina Faso e Argélia, na África. O avião levava 110 passageiros, a maioria franceses, e seis tripulantes espanhóis.
A empresa informou que perdeu contato com a aeronave 50 minutos depois dela ter decolado de Uagadugu, capital de Burkina Faso. O destino final era Argel, capital da Argélia, onde deveria pousar pouco depois da 1h de hoje, pelo horário de Brasília.
Um oficial do governo da Argélia disse que o último contato das autoridades do país com o avião ocorreu quando ele estava sobre Gao, no Mali. Um dos pilotos pediu para fazer uma alteração de rota devido a uma tempestade, já na fronteira entre Mali e Argélia e, logo depois, não houve mais contato. Autoridades de Mali afirmaram que uma forte tempestade de areia se abateu durante a noite sobre o norte do país.
As buscas são feitas por equipes de Burkina Fasso, Mali, Níger e Argélia. É o terceiro acidente aéreo em uma semana. Na quinta-feira passada, um boeing da Malásia Air Lines caiu abatido por um míssil na fronteira da Ucrânia com a Rússia, onde 298 pessoas morreram. Ontem, 48 pessoas morreram na queda de um avião da TransAsia em um arquipélago em Taiwan devido a tempestade e vento forte na região.
No Twitter, a companhia aérea confirmou a queda da aeronave a 70 km de Gao: