Presença mais aguardada no Seminário de Infraestrutura, Logística e Transportes realizado, nesta segunda (2), na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, o ministro dos Transportes, César Borges, recebeu bem a proposta de federalizar e duplicar a Rota do Sol até a BR-101. A ideia foi lançada pelo prefeito Alceu Barbosa Velho, ainda no início da programação, durante a manhã.
Para Alceu, o investimento facilitaria o escoamento da produção da Serra, já que a BR-101 permite acesso a outras regiões do País e está a pouco mais de 150 quilômetros da cidade. Além disso, a duplicação permitiria melhor acesso ao futuro aeroporto de Vila Oliva. O anúncio de César Borges, de que o governo federal tem interesse na duplicação, ocorreu durante a reunião-almoço da CIC, da qual o ministro foi palestrante. Ele não deu prazos nem detalhes do projeto.
"Já havia essa discussão. Hoje, nós retomamos com o prefeito Alceu, e acho que é importante já que se trata de uma BR, que ela possa ser duplicada porque isso desenvolve toda a logística da Serra", diz.
O ministro também anunciou a extensão em 30 quilômetros da Rodovia do Parque, primeiro até Estância Velha e depois até Dois Irmãos. Sobre o trem regional, disse que há discussões com o Ministério das Cidades, para avaliar a possível inclusão no PAC 3. Ainda pela manhã, o secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, garantiu a duplicação da Rota do Sol até Vila Oliva, mas disse que o restante da rodovia ainda depende de estudos.