Serão inaugurados nesta quinta-feira dois trechos de ciclovias e ciclofaixas na Capital. São eles a ciclovia da Ipiranga, no trecho entre as avenidas Azenha e Silva Só, com extensão de 1 quilômetro, e nas ruas Vasco da Gama e Irmão José Otão - sua continuação -, Barros Cassal e General João Telles, no Bom Fim, com um total de 1,7 quilômetro. Conforme a assessoria de imprensa da EPTC, falta apenas realizar a sincronização das sinaleiras.
Foram construídas pistas nas ruas Vasco da Gama e Irmão José Otão, entre a Miguel Tostes e a Barros Cassal, em um trecho de 1,1 quilômetro. Elas estão conectadas à Osvaldo Aranha pelas vias General João Telles e Barros Cassal, com cerca de 300 metros em cada uma.
Uma reportagem sobre as ciclovias da cidade, feita em janeiro deste ano, apontou alguns problemas. Já há trechos com pintura gasta. Os desvios em que a ciclofaixa muda de lado na Vasco da Gama também levantaram reclamações de ciclistas, que temem acidentes. Há irregularidades, como bueiros, falhas e remendos no asfalto.
No mapa, confira a avaliação das vias cicláveis da Capital realizada em janeiro:
>>> Clique aqui para visualizar as ciclovias em um mapa maior
Em vídeo, veja como foi o teste nas ciclovias e ciclofaixas da Capital: