O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) votará o resultado da Inspeção Especial sobre o Transporte Público de Porto Alegre no próximo dia 12 de fevereiro. O processo já possui mais de 3,5 mil páginas e abrange diversas averiguações feitas sobre a planilha de cálculo da tarifa de ônibus da capital gaúcha.
Regimentalmente, tanto o Ministério Público de Contas quanto o relator, Iradir Pietroski, teriam 60 dias de prazo para elaboração de parecer e voto. Mas ambos decidiram abreviar os prazos para contribuir para a solução da crise do transporte coletivo na Capital.
A finalização desta Inspeção Especial é apontada pela prefeitura de Porto Alegre como fundamental para dar andamento ao processo de reajuste da passagem. A EPTC afirma que irá aguardar a finalização do processo no TCE para definir o reajuste da passagem, a fim de evitar idas e vindas no preço da tarifa. Por sua vez, as empresas de ônibus dizem que não podem oferecer reajustes salariais acima da inflação pois há incertezas sobre o valor da passagem para 2014.