Velas, lanternas, música e manifestações artísticas devem iluminar o Parque Farroupilha, a Redenção, quando a noite cair neste sábado. A segunda edição do encontro Serenata Iluminada é um convite para a reflexão sobre o uso dos espaços públicos de Porto Alegre.
Realizado pela primeira vez em 2012, o encontro surgiu de uma causa cadastrada pela arquiteta Renata Beck no PortoAlegre.cc - plataforma digital que reúne discussões, sugestões e criação de causas para provocar melhorias na cidade. Renata sugeria a mobilização para chamar atenção de autoridades sobre a falta de iluminação, que impossibilita o convívio noturno e aumenta a insegurança de quem passa pela Redenção à noite.
- Fico super orgulhosa pelo fato de esta ideia ter instigado tanta gente a discutir a cidade que queremos, de maneira democrática e criativa. Sinto que essa vontade estava no ar e por isso as pessoas aderiram tanto ao "movimento" - afirma a jovem.
Galeria de fotos: veja como foi a Serenata Iluminada em 2012
Diante do sucesso do último evento, que contou com a participação de 2 mil pessoas, o encontro deste sábado deve servir ainda como ponto de partida para o debate sobre o novo Código de Convivência Urbana da cidade. A revisão da lei de 75 está sendo discutida junto com a população, por meio da Constituinte do Cotidiano - que organizará audiências públicas e grupos temáticos.
"Traga sua LUZ, confirme presença e convide seus amigos, pois será uma linda oportunidade de estarmos juntos cultivando o respeito e a tolerância". Em resposta a este convite postado pelos organizadores do encontro, mais de mais de 5,7 mil pessoas haviam confirmado presença na página do evento no Facebook até a tarde desta sexta-feira.