A presidente Dilma Rousseff inaugurou na manhã deste sábado, em Brasília, o novo Estádio Nacional Mané Garrincha. O primeiro teste do espaço será a final do Campeonato Brasiliense à tarde, às 16h.
O Mané Garrincha será palco do jogo de abertura da Copa das Confederações, marcado para o dia 15 de junho. A reforma da arena começou em 2010, incluindo a demolição da antiga estrutura. São mais de 218 mil metros quadrados de área construída e capacidade total para 71 mil pessoas.
O estádio foi idealizado a partir de um conceito arquitetônico visto em vários monumentos da capital federal, que é característica marcante do arquiteto Oscar Niemeyer: a criação de um ambiente de colunas que precede a obra interna. No Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, esse conceito serviu de inspiração para os 288 pilares que ficarão dispostos ao redor do edifício, formando a área de convivência e de acesso do público.
Durante a Copa das Confederações, apenas o jogo de abertura será em Brasília. Já durante o Mundial de 2014, serão três partidas.
*As informações são do Palácio do Planalto.
Copa 2014
Dilma inaugura novo estádio Mané Garrincha, em Brasília
Espaço receberá jogos da Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho
GZH faz parte do The Trust Project