O que mais pareceu desconcertar quem testemunhou o 11 de Setembro não foi o fato de estarem assistindo a algo inédito, mas a sensação contrária: parecia que aquilo já havia sido visto à exaustão em um contexto mais seguro, o dos filmes-catástrofe que o próprio cinema americano se especializou em produzir. Foi natural que o cinema e a literatura parecessem haver decretado uma quarentena sobre o tema _ cujo impacto começou a ser abordado primeiramente em livros de não ficção (como as reportagens O Vulto das Torres, de Lawrence Wright, e 102 Minutos, de Jim Dwyer e Kevin Flynn) e documentários. Como Jean Baudrillard escreveu, o caráter gigantesco do evento o tornava refratário a apropriações estéticas - "Por absorver toda a imaginação e não ter sentido, ele não pode ser representado".
A seguir, 11 livros e 9 filmes marcantes sobre o 11/9:
Livros
Windows on the World, de Frederic Beigbeder
O retrato sarcástico e impiedoso de um pai divorciado que passa suas duas últimas horas em um almoço com os filhos no restaurante panorâmico que ficava no topo de uma das torres, e que dá nome ao livro. Lançado em 2005, está ganhando reedição no Brasil.
Extremamente Alto e Incrivelmente Perto, de Jonathan Safran Foer
O 11 de Setembro e suas consequências pelo olhar de um menino de nove anos, que perde o pai no atentado às Torres e busca um sentido para a perda em uma chave encontrada no casaco do terno do pai. Foi adaptado para o cinema pelo diretor Stephen Daldry, em filme que estreia no ano que vem.
Terrorista, de John Updike
Um adolescente, filho de pai árabe e mãe de ascendência irlandesa, luta entre os impulsos contrários de suas duas lealdades: à luta religiosa ou o Oeste decadente no qual o jovem tem dificuldade de se enquadrar.
A Sombra das Torres Ausentes, de Art Spiegelman
Único único artista a ganhar um prêmio Pulitzer com uma história em quadrinhos (Maus), Spiegelman, nesta luxuosa HQ, critica George W. Bush e seu modelo de governo, e também a xenofobia que passou a imperar nos EUA.
Homem em Queda, de Don de Lillo
Um advogado sobrevivente do ataque busca, em choque, refúgio com a ex-mulher, e passa os dias depois rodando cassinos e tentando entender o que houve.
O Fundamentalista Relutante, de Mohsin Hamid
O jovem Changez, 22 anos, paquistanês estudante em Nova York, narra como os atentados, que ele testemunha de sua janela, o transformam no alvo da paranoia posterior à queda das torres.
Terras Baixas, de Joseph O'Neill
Um imigrante irlandês busca refúgio da Nova York traumatizada pelos ataques em um club de críquete composto por estrangeiros.
Reconhecimento de Padrões, de William Gibson
O pai do cyberpunk cria uma protagonista que, especializada em design e tendências de moda, é também obcecada por descobrir paradeiro de seu pai, ex-agente da CIA desaparecido nos ataques.
Sombras Marcadas, de Kamila Shamsie
Uma longa saga que entrelaça a história de duas famílias atravessando alguns dos eventos mais dramáticos dos últimos cem anos, do das bombas atômicas no Japão, em 1945, à queda das torres, em 2001.
Ao Pé da Escada, de Lorrie Moore
Best-seller que está sendo lançado no Brasil, aborda o racismo insidioso na sociedade americana pós-11 de Setembro. Narra a história da jovem Tassie Keltjin, que começa a trabalhar de babá para um misterioso casal em processo de adoção de uma bebê negra.
O Jardim dos Últimos Dias, de André Dubus III
Outro título que está saindo no país, expõe os conflitos de personagens cujas vidas se cruzam nos dias que antecederam os ataques terroristas. É baseado nos rumores de que um dos terroristas teria vivido os prazeres da sociedade ocidental dias antes dos atentados.
Filmes
11/9 - A Edição dos Cinegrafistas em Memória ao 11 de Setembro, de Jules e Gedeon Naudet (2002)
Dois irmãos franceses documentavam o primeiro dia de um novato em um quartel dos bombeiros a apenas sete quadras do WTC quando se viram no meio da ação dos bombeiros no edifício.
A Última Noite, de Spike Lee (2002)
Adaptação do romance de David Benioff, é o primeiro filme a mostrar o Ground Zero. A obra relata as últimas 24 horas de liberdade do traficante de drogas Monty Brogan, condenado a sete anos de prisão.
11 de Setembro (2002)
Filme coletivo na qual diversos cineastas (entre eles Claude Leluch, Amos Gitai, Sean Penn, Alejandro González Iñárritu e Ken Loach) apresentam sua visão do dia fatídico em 11 minutos, 9 segundos e um fotograma (referência à data 11/09/01) .
Fahrenheit 11 de Setembro (2004), de Michael Moore
Documentário militante no qual Michael Moore traça as relações perigosas entre os negócios da família de George W. Bush e os milionários Bin Ladens.
People - Histórias de Nova York, de Danny Leiner (2005)
Filme coral dirigido no qual vários personagens (vividos, entre outros, por Maggie Gyllenhaal, Edie Falco e Tony Shalhoub) tentam reconstruir suas vidas após os ataques terroristas.
Voo United 93, de Paul Greengrass (2006)
Sem grandes nomes no elenco, reconstitui de forma realista e impactante a trajetória do avião que não atingiu o alvo e foi derrubado, na Pensilvânia, devido à reação dos seus passageiros.
Torres Gêmeas, de Oliver Stone (2006)
Drama sobre dois policiais, vividos por Nicolas Cage e Michael Pena, presos sob os escombros das torres.
Loose Change, de Dylan Avery (2007)
Sem sair de casa, um norte-americano de 22 anos realizou este documentário com colagem de imagens das emissoras de TV defendendo que o governo americano era o autor dos atentados. O filme se tornou sucesso na internet mesmo sem ter estreado no cinema.
Reine sobre Mim, de Mike Binder (2007)
Adam Sandler vive um homem tentando sair da depressão após perder a família nos atentados do 11 de Setembro.