Alguns historiadores afirmam que as primeiras manifestações esportivas aconteceram na Grécia Antiga. Seja isso verdade ou não, do reinado grego aos dias de hoje, milhares de esportes novos surgiram e ainda hoje são um dos meios de entretenimento mais procurados pelo ser humano.
Grandes esportes que são praticados hoje no Brasil, para a surpresa de muitos, foram criados por aqui, mesmo. No entanto, a lista é grande, incluindo vários outros esportes criados pela nação verde-e-amarela que são um tanto desconhecidos pela maioria das pessoas. Destes, uma boa parte são derivados do próprio futebol tradicional, que é o esporte mais popular no mundo.
A diversidade de esportes criados no país também é um traço importante, o que reforça que somos um país extremamente plural culturalmente, que incorpora diversos elementos étnicos e sociais para compor esportes que são totalmente diferentes entre si.
Hoje, criamos uma lista com os esportes coletivos e as artes marciais que são de origem brasileira. Os esportes coletivos são aqueles praticados por duplas ou equipes.
Futebol de Areia
Se você já passou por longos períodos em uma praia com amigos ou família, dificilmente não presenciou uma partida de futebol de areia, alheia ao cenário de um dia ensolarado.
O futebol de areia é bastante recente como esporte organizado, datando de 1992 a sua institucionalização em sua forma atual, mas já é praticado há muitas décadas como variante de lazer do futebol.
Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de cinco jogadores de linha, e um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Os jogadores devem jogar descalços e as partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos de bola rolando.
Futevôlei
O futevôlei é uma mistura de vôlei de praia e futebol. Octavio de Moraes inventou esse esporte nos anos 60, na praia de Copacabana. O esporte segue essencialmente as regras do vôlei de praia, mas os jogadores não podem usar as mãos. O jogador só deve tocar a bola com os pés, peito e cabeça. Além disso, cada equipe é composta por dois jogadores.
Assim como o futebol de areia, o esporte ganhou muita popularidade no Brasil, sendo hoje um esporte famoso em todo o mundo, tendo seu próprio campeonato mundial e outros grandes eventos competitivos.
Biribol
O biribol é um esporte aquático, praticado dentro de uma piscina de fibra ou vinil, muito semelhante ao voleibol. A modalidade foi instituída no município de Birigui, interior de São Paulo, no ano de 1968, pelo professor e empresário Dario Miguel Pedro. Surgiu como recreação coletiva e como alternativa à prática e aprendizagem da natação.
Os jogos devem conter duas equipes de duas ou quatro pessoas e a duração, bem como o sistema de pontuação, é praticamente o mesmo do praticado no voleibol.
Jiu-Jitsu Brasileiro
Inventado e desenvolvido pela família Gracie, o Jiu-Jitsu Brasileiro incorpora conceitos advindos do judô tradicional japonês, mas conta com uma técnica diferente, que foi aprimorada pelos Gracie e outros grandes praticantes da modalidade ao longo dos anos.
O esporte gira em torno do conceito de que um lutador menor e mais fraco pode se defender contra oponentes mais fortes e mais pesados, usando o princípio da alavanca e distribuição de peso.
Hoje em dia, o Jiu-Jitsu Brasileiro é conhecido e praticado no mundo todo, e conta com grandes eventos, como é o caso do BJJ Stars, que surgiu em parceria com a casa de apostas esportivasinternacional NetBet e traz os principais competidores mundiais da modalidade para se enfrentarem no tatame.
Capoeira
A Capoeira é uma arte marcial que foi amplamente difundida no Brasil a partir do século XX. Além de ser uma atividade esportiva divertida para todas as idades, ela traz consigo uma parte incrível da história brasileira. Os escravos africanos inventaram a capoeira no início do século XVI, em combinação com influências brasileiras. Eles fingiam que essa arte marcial era uma dança para enganar os senhores de escravos que não queriam vê-los lutando.
Esse elemento cultural acompanha o esporte até hoje, ajudando-o a se popularizar e a se espalhar por lugares como Europa, Ásia, Austrália, EUA e Canadá.