Enquanto atletas e parte da comissão técnica do Juventude estão de férias, o analista de desempenho Hugo Leonardo está em atividade pela seleção paraguaia de futebol de areia.
Membro da comissão técnica do Paraguai desde 2016, ele participou em outubro, no Catar, dos Jogos Mundiais de Esportes na Areia. Na competição em que a seleção brasileira conquistou a medalha de ouro, os guaranis encerraram na nona colocação, com apenas uma vitória.
Leia mais
Continuidade da atual diretoria executiva do Juventude será discutida em assembleia
Times sub-11 e sub-13 do Juventude disputam torneio na Espanha
Sexto lugar no ranking mundial de futebol de areia, a expectativa maior do Paraguai gira em torno da Copa do Mundo de Futebol de Areia, na qual o será sede. A estreia está marcada para o dia 21 de novembro, na Arena de Beach Soccer, em Assunção.
Em conversa com o Pioneiro, Hugo Leonardo comentou sobre a experiência em disputas internacionais e projetou o ano de 2020 na comissão técnica do Juventude.
Pioneiro: Como foram os Jogos Mundiais e qual expectativa para a Copa do Mundo?
Hugo Leonardo: — É um sonho realizado. Mais de 100 países, uma grande experiência esportiva e de vida. Agradeço ao treinador Guga Zloccowick, um dos melhores do mundo da modalidade. A Copa do Mundo também foi um sonho que graças a Deus tive o privilégio de realizar em 2017. No meu primeiro Mundial fizemos história levando o Paraguai pela primeira vez às quartas de final. Para esse ano, a expectativa é muito boa. Estamos em sexto no ranking mundial e seremos o país-sede.
Quais as diferenças da análise de desempenho no futebol de areia para o futebol de grama?
— Cada um têm as suas peculiaridades. A análise do jogo tem protocolos um pouco distintos. O futebol de areia se assemelha mais com o futsal, por exemplo. Com um bom estudo conseguimos nos adaptar. Em 2016, quando fui convocado pela primeira vez, fomos o primeiro país a integrar um analista de desempenho na comissão técnica. Plantamos a semente e hoje há vários nas seleções pelo mundo.
O que você espera do Juventude em 2020?
— Se Deus quiser, com muito trabalho de todos, vai ser mais um grande ano. Em 2019 conseguimos todos nossos objetivos e 2020 vamos lutar pra não ser diferente. O Juventude é um clube grande e merece coisas grandes.