Com o intuito de auxiliar comunidades gaúchas durante a pandemia de coronavírus, a empresa produtora de celulose CMPC realizou a doação de mantimentos essenciais para as famílias dos 154 jovens atendidos pelo Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) de Rio Grande. Ao todo, foram distribuídos 300 cestas básicas, 300 pares de meias, 300 cobertores e 3 mil máscaras cirúrgicas.
Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil, acredita que a iniciativa privada possui um papel muito importante no enfrentamento da pandemia e que as doações desses itens tão necessários reforçam a conexão da empresa com as comunidades locais:
— Isso é o cerne do que conhecemos como geração de valor compartilhado, conceito que trazemos para a prática diária da CMPC. Estamos empenhados em efetivamente ajudar a sociedade.
O CCMar atende jovens estudantes entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental, vindos de comunidades carentes, no município de Rio Grande. O professor e idealizador do Centro, Lauro Barcellos, afirma que o grupo conta com o apoio da CMPC para diminuir os problemas sociais agravados pela crise e para continuar lutando pela vida e pela igualdade.
— Sabemos que não temos soluções definitivas, mas acreditamos que, por meio da educação, da cooperação, do espírito de solidariedade e da fraternidade, poderemos ajudar várias pessoas em dificuldade — diz Barcellos.
A parceria entre a empresa e o centro já proporcionou outras ações de inclusão, como a oficina de movelaria oferecida aos jovens, que facilita o acesso ao mercado de trabalho e disponibiliza atividades complementares que auxiliam na formação humana e cidadã.