Em meio ao combate ao coronavírus no Rio Grande do Sul, as doações de produtos de primeira necessidade ganharam ainda mais importância nas últimas semanas. Governo do Estado, prefeitura de Porto Alegre e órgãos da sociedade civil montaram forças-tarefas para operacionalizar o recebimento e a entrega dos donativos, diante da necessidade do isolamento social, apontado por especialistas como uma das principais e mais efetivas armas contra a propagação do vírus.
No âmbito do governo estadual, as doações estão sendo centralizadas pela Defesa Civil. Comandante do órgão, o coronel Julio Cesar Rocha Lopes reforça que alimentos e materiais de higiene e de limpeza estão entre os principais produtos demandados neste momento. Uma das estruturas que fazem parte do gabinete de crise para o enfrentamento da pandemia, a Defesa Civil também está participando da logística e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de produtos como álcool 70% para unidades de saúde.
— Materiais desse tipo, máscaras, luvas e outros EPIs, nós canalizamos e, em organização com a Secretaria da Saúde, ajudamos no envio desses produtos, principalmente para as unidades de saúde no interior do Estado — explica o coronel.
Rocha Lopes destaca que o Exército está auxiliando na distribuição de doações e reforça o pedido para que as pessoas evitem ao máximo sair de casa e que façam aglomerações. Pensando nessa questão, o órgão está buscando os materiais em alguns casos, dependendo da quantidade, e agendando horários, a fim de evitar riscos de propagação do vírus.
Porto Alegre
Na Capital, a operação de doações da prefeitura está sendo tocada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Centros de coleta recebem diferentes tipos de donativos, que são entregues a famílias carentes da cidade. Segundo a Fasc, as cestas básicas serão destinadas prioritariamente às famílias mais vulneráveis, que estão no cadastro único, na faixa de renda de R$ 89 por pessoa e que não recebem Bolsa Família ou outros benefícios.
Campanha digital
Em razão das restrições impostas pelo coronavírus, a rede Banco de Alimentos lançou campanha de doações na internet. Os doadores podem acessar plataforma online e adicionar produtos em uma sacola virtual. A rede também busca reforçar as reservas de produtos de higiene.
COMO E ONDE DOAR
Defesa Civil
Principais itens solicitados: alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de equipamentos de proteção individual (EPIs) para área de saúde (máscaras, luvas, álcool 70%).
Onde entregar as doações?
- Podem ser feitas diretamente na Central de Doações da Defesa Civil Estadual, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h, na Avenida Borges de Medeiros, 1.501, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.
- As doações devem ser agendadas previamente para evitar aglomerações, pelo telefone (51) 3288-6781. Em algumas ocasiões, a Defesa Civil pode coletar os produtos na casa do doador, mas isso é avaliado caso a caso.
- Os donativos são encaminhados para pessoas carentes e para unidades de saúde.
Prefeitura de Porto Alegre
Principais itens solicitados: alimentos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, roupas, calçados, toalhas e roupas de cama.
Onde entregar as doações?
- Alimentos e produtos de higiene e de limpeza podem ser entregues na sede da Fasc, na Avenida Ipiranga, 310, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.
- Agasalhos, roupas, calçados, toalhas e roupas de cama podem ser entregues na Rua Múcio Teixeira, 33, onde fica o setor de triagem, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
- Pessoas jurídicas: propostas e intenções de doações podem ser encaminhadas ao e-mail gabinete.fasc@portoalegre.rs.gov.br
- Os donativos são encaminhados para pessoas carentes
Banco de Alimentos
Principais itens solicitados: alimentos e produtos de higiene
Onde entregar as doações?
- Podem ser feitas no site www.doealimentos.com.br, no qual é possível montar uma sacola com os produtos doados. É necessário fazer um cadastro.
- A rede também aceita doações de valores por meio de depósito bancário nas seguintes instituições:Itaú (agência: 1687, conta corrente 29.898-2) e Banco do Brasil (agência 1889-9, conta corrente 122.323-2). O CNPJ do Banco de Alimentos RS é 04.580.781/0001-91.
- Doações serão encaminhadas para entidades como asilos e associações de bairro, beneficiando pessoas carentes.