Um dia depois de ter sua raquete quebrada acidentalmente por um fotógrafo, o chinês Wang Chuqin, número 1 do mundo no tênis de mesa, foi eliminado nesta quarta (31) do torneio dos Jogos Olímpicos de Paris. O mesatenista utilizou sua peça reserva para disputar a terceira rodada, na qual foi derrotado pelo sueco Truls Moregardh (42º).
Moregardh fechou o jogo em 4 sets a 2, parciais (12-10, 11-7, 5-11, 7-11, 11-9 e 11-6). Chuqin era o grande favorito à medalha de ouro e, caso fosse avançando, poderia cruzar o caminho do brasileiro Hugo Calderano nas semifinais. O representante do Brasil joga nesta quarta contra o francês Alexis Lebrun pelas oitavas de final.
Na terça-feira (30), Chuqin conquistou a medalha de ouro nas duplas mistas ao lado de Sun Yingsha, mas sua alegria na comemoração se transformou em frustração depois que um fotógrafo quebrou sua raquete acidentalmente.
Os chineses derrotaram uma dupla norte-coreana na final, mas Chuqin reconheceu que "perdeu um pouco do controle das emoções" depois que sua raquete foi quebrada.
O incidente aconteceu quando o mesatenista colocou sua raquete de lado por um momento para levantar a bandeira da China para comemorar, segundo informações de jornalistas presentes na sala.
— Não conseguia entender porque os fotógrafos fariam isso. Acho que foi sem querer. Não posso fazer nada agora, já aconteceu. Acho que vou conseguir jogar bem com a minha raquete reserva — disse o chinês após o incidente.
Chuqin ainda está na disputa do torneio olímpico de duplas masculinas.