Falta pouco para os Jogos Olímpicos de Paris. A 33ª edição do maior evento esportivo do mundo ocorrerá entre 24 de julho e 11 de agosto. A abertura oficial será no dia 26, às margens do Rio Sena — pela primeira vez, a cerimônia acontecerá fora de um estádio.
Dois dias antes da abertura, está previsto o início de algumas competições, como futebol e rugby. Ao todo, são 32 esportes na Olimpíada, com a inclusão do breakdance (dança esportiva) e da canoagem slalom extremo como novidades entre as disputas.
Conforme levantamento feito por GZH em três sites de agências de viagens, viajar de Porto Alegre a Paris, com saída em 23 de julho e retorno em 12 de agosto, não baixa de R$ 43 mil, com passagens aéreas e hospedagem para uma pessoa, sem contar os ingressos. As entradas são vendidas pelo site paris2024.org, que também oferece pacotes de viagens personalizados e com ingressos.
Recentemente, o governo francês divulgou que cerca de 300 mil pessoas poderão acompanhar a abertura do evento. O número é a metade do projetado inicialmente pelo Comitê Organizador. Apesar de o motivo da redução não ser divulgado oficialmente, a imprensa francesa afirma que a razão é segurança.
De acordo com o ministro do Interior, Gerald Darmanin, a cerimônia terá 100 mil espectadores pagantes na beira do Rio Sena, enquanto outros 220 mil poderão acompanhar nas margens superiores, com visão mais distante, mas de graça. Barcos carregarão os atletas das delegações em um trajeto de seis quilômetros.