O judô brasileiro encerrou sua participação no Grand Slam de Baku sem medalhas. Neste domingo (18), quem chegou mais próximo de subir no pódio foi Rafael Silva na categoria pesado (acima dos 100 kg). Baby, como é carinhosamente chamado, foi derrotado nas quartas de final pelo azeri Dzhamal Gamzatkhanov (37º) e posteriormente, na repescagem, pelo holandês Jur Spijkers, 34º colocado na corrida olímpica.
Número 19 do mundo, Rafael Silva iniciou sua trajetória neste domingo com vitória sobre o russo Arsen Kadzaev no golden score. Baby chegou entusiasmado à luta com Gamzatkhanov, mas acabou sofrendo um ippon e foi obrigado a decidir seu futuro em Baku na repescagem. No golden score, levou um waza-ari de Spijkers e acabou eliminado.
A medalha de ouro ficou com o russo Valeriy Endovitskiy, que na final derrotou Dzhamal Gamzatkhanov . O pódio ainda teve Spijkers e seu cmpatriota Jelle Snippe.
Além do judoca do Pinheiros (SP), mais cinco brasileiros estiveram no tatame na madrugada deste domingo, mas nenhum chegou perto de medalha. Na categoria meio-pesado feminina (até 78 kg), Karol Gimenes, que é 34ª do ranking e colega de clube de Baby, levou dois waza-ari com menos de três minutos de luta e caiu na estreia frente à alemã Anna Monta Olek, 17ª do mundo, mas que tem poucas chances de ir a Paris por ser a terceira judoca de seu país.
O título dos 78 kg ficou com a holandesa Guusje Steenhuis, que superou a ucraniana Yuliia Kurchenko na disputa final. A alemã Olek e a também ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko dividiram a terceira posição.
Na categoria médio masculina (até 90 kg) Giovanni Ferreira, outro atleta do clube paulista, perdeu logo de cara para o húngaro Roland Goz, enquanto Marcelo Gomes (Flamengo) chegou a passar da estreia ao bater o canadense Louis Gagnon, mas foi eliminado ao perder para o número três do mundo, o húngaro Krisztian Toth pela pontuação máxima.
A medalha de ouro ficou com o azeri Murad Fatiyev, que na final bateu Toth. O pódio ainda teve o búlgaro Ivaylo Ivanov e o azeri Vugar Talibov.
E na categoria meio-pesado (até 100 kg). Leonardo Gonçalves (Sogipa) perdeu na estreia para o polonês Piotr Kuczera. Já Rafael Buzacarini (Pinheiros) venceu Dzakhongir Madzhidov, do Tajiquistão, na estreia, mas caiu nas oitavas para o cazaque Islam Bozbayev.
Na disputa do título, o georgiano Ilia Sulamanidze venceu o polonês Kuczera. O bronze ficou com o holandês Michael Korrel e o russo NIlaz Bilalov.
O Brasil só não competiu na categoria pesado feminina (acima de 78 kg), que foi dominada pela número 1 do ranking, a francesa Romane Dicko, que venceu na decisão a italiana Asya Tavano, 16ª. O pódio foi completado pela holandesa Marti Kamps e pela russa Elis Startseva.