O sábado (17) não foi bom para o judô brasileiro em Baku, na disputa do Grand Slam do Azerbaijão. Ellen Froner e Ketleyn Quadros perderam logo na segunda rodada e ficaram fora do pódio.
Ellen Froner estreou com vitória, ao vencer na primeira rodada da categoria médio (até 70 quilos) a cazaque Ekaterina Tokareva por ippon, após 1min30 de combate. Mas a judoca do Pinheiros (SP) acabou derrotada na segunda rodada pela experiente holandesa Kim Polling, bronze no Mundial de 2013, que somou dois waza-aris.
O ouro ficou com a bicampeã mundial (2021-2022) e líder do rankins, a croata Barbara Matic, que venceu a francesa Marie Eve Gahie na final. O bronze foi dividido entre a húngara Szabina Gercsak e a grega Elisavet Teltsidou.
Na categoria até 63 quilos (meio-médio), Ketleyn Quadros estreou na segunda rodada e enfrentou a austríaca Lubjana Piovesana. A medalhista de bronze nos Jogos de Pequim-2008 e que defende as cores da Sogipa, perdeu por excesso de punições (shidôs).
A judoca da Áustria, que ocupa a 18ª colocação no ranking olímpico, se tornaria a campeã do evento. Na decisão, ela superou a canadense Catherine Beauchemin-Pinard, sexta do mundo e bronze nos Jogos de Tóquio em 2021. O pódio ainda teve a holandesa Joanne van Lieshout e a húngara Szofi Ozbas.
O judô brasileiro volta a subir no tatame neste domingo no último dia de competições em Baku. Estarão em ação: Karol Gimenes (78kg), Giovani Ferreira e Marcelo Gomes (90kg), Leonardo Gonçalves e Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael "Baby" Silva (+100kg).