O Brasil ficou fora do pódio no primeiro dia de competição do Grand Slam de Baku. O evento é a segunda etapa da temporada do Circuito Mundial de judô. Seis atletas brasileiros estiveram em ação e o melhor desempenho foi de Willian Lima, quinto colocado na categoria meio-leve (66 kg).
A capital do Azerbaijão recebe, nesta semana, 400 atletas de 63 países, que lutam por pontos no ranking classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris. Pela campanha nesta sexta (16), o judoca do Pinheiros, que é 11º na lista, somou 180 pontos.
Willian venceu seus dois primeiros combates, contra o letão Anthony de Angelo e o russo Abrek Naguche, mas perdeu nas quartas de final para o francês Daikii Bouba, 21º, e foi para a disputa da repescagem, em que derrotou o italiano Matteo Paris, o que lhe deu o direito de disputar a medalha de bronze.
Na luta por um lugar no pódio, o medalhista de bronze dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 acabou sendo superado pelo azeri Yashar Najafov, sexto do ranking.
A medalha de ouro ficou com o espanhol Alberto Gaitero Martín, 22º do mundo, que garantiu importantes 1 mil pontos na corrida para Paris. A prata ficou com o francês Bouba. O outro lugar no pódio ainda teve o russo Rufat Aleskerov.
Entre os outros atletas do Brasil, quem teve o melhor desempenho foi Amanda Lima (Minas Tênis Clube) no peso ligeiro (48 kg). Ela venceu a turca Merve Azak, na estreia, mas acabou derrotada pela servia Milica Nikolic, sexta do ranking, na segunda rodada. A campeã foi a sueca Tara Babulfath, que está uma posição acima da brasileira (39º). Nikolic foi prata e o bronze foi dividido entre a uzbeque Khalimajon Kurbonova e a cazaque Abiba Abuzhakynova.
Medalhista de prata no Grand Prix de Portugal deste ano, Michel Augusto (Sesi) não conseguiu repetir o desempenho e caiu logo na primeira luta da categoria ligeiro (60 kg), contra o azeri Ahmad Yusifov. O russo Ramazan Abdulaev levou o título, superando o francês Luka Mkheidze. O pódio ainda teve o azeri Balabay Aghzyev e o uzbeque Doston Ruziev.
Na categoria meio-leve (52 kg), Jéssica Pereira (Instituto Reação) estreou direto na segunda rodada, mas não conseguiu passar pela cipriota Sofia Asvesta. O mesmo ocorreu com Larissa Pimenta (Pinheiros), que foi superada pela húngara Roza Gyertyas.
A uzbeque Diyora Keldiyorova, vice-líder do ranking, ficou com a medalha de ouro ao vencer a italiana Odette Giuffrida, sexta colocada. A espanhola Ariane Toro Soler e a húngara Gvertyas.
Décima colocada na corrida olímpica e número 2 do Brasil no peso leve (57 kg), Jessica Lima (Sogipa) não conseguiu somar os pontos esperados e acabou batida pela holandesa Julie Beurskens (36ª) logo na estreia. A campeã foi canadense Christa Deguchi, número 1 do mundo, que venceu a kosovar Nora Gjakova (5ª) na decisão. As medalhas de bronze ficaram com a ucraniana Daria Bilodid (17ª) e a georgiana Etori Liparteliani (12ª).
O Grand Slam de Baku prosseguirá no sábado e o Brasil terá duas judocas em ação. No meio-médio (63 kg), Ketleyn Quadros (Sogipa) vai começar direto na segunda rodada, contra a austráica Lubjana Piovesana. E no peso médio (70 kg), Ellen Froner (Pinheiros) começará contra a cazaque Ekaterina Tokareva.
As preliminares estão previstas para as 2h (de Brasília) e as disputas de medalha para as 10h. O SporTV, Judo TV, Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV e NSports fazem a transmissão ao vivo.