Dez meses depois de lutar pela última vez, Mayra Aguiar volta aos tatames neste sábado (16) no Campeonato Pan-Americano e Oceania, que começou na sexta e irá até domingo, em Calgary, no Canadá. Tricampeã mundial da categoria meio-pesado (até 78kg) e dona de três medalhas de bronze olímpicas, Mayra Aguiar entrou em um tatame pela última vez no World Masters, em dezembro de 2022, disputado em Jerusalém, quando ficou com a medalha de bronze.
Desde então, a atleta da Sogipa tratou de pequenas lesões e descansou o corpo e até mesmo o lado emocional. Neste período, Mayra não conseguiu defender seu título mundial, em Doha, em maio.
— Estou pronta para voltar, após um tempo parada que foi fundamental para reagrupar forçar e tratar pequenas lesões que sempre atrapalham um pouco. Retorno forte e motivada, pensando em trabalhar bem todos os dias até os Jogos Olímpicas de Paris, que é o nosso grande objetivo — disse Mayra ao site da Sogipa.
Como é a cabeça de chave número 1 na categoria meio-pesado, a judoca gaúcha faz sua estreia apenas na segunda rodada, contra a vencedora do confronto entre a americana Nicole Stout e a australiana Maria Ausswan.
A ideia é que a partir de agora ela volte ao ritmo de competição. Na semana que vem, deve participar do Grand Slam de Baki, no Azerbaijão. O Campeonato Pan-Americano e Oceania conta pontos para o ranking mundial e para a corrida para os Jogos de Paris 2024.
Os campeões de cada categoria receberão 700 pontos. Caso garanta classificação para o evento na França, irá para a sua quinta Olímpiada seguida — já foi para Pequim, Londres, Rio de Janeiro e Tóquio.