O Brasil conquistou mais duas medalhas no World Masters de Jerusalém, em Israel. Nesta quinta-feira (22), Mayra Aguiar e Rafael Macedo, ambos atletas da Sogipa, faturaram a medalha de bronze nas categorias meio-pesado (78 kg) e médio (90 kg), respectivamente. Na quarta-feira, Daniel Cargnin (73kg) conquistou o título inédito da competição que encerra a temporada internacional de judô.
Tricampeã mundial, Mayra estreou direto nas oitavas de final e eliminou a britânica Nathalie Powell, por ippon. Porém, na luta seguinte, a gaúcha foi derrotada pela italiana Alice Bellandi, nas punições.
Na repescagem, a dona de três medalhas olímpicas, superou por imobilização a holandesa Karen Stevenson e foi para a disputa do bronze diante da japonesa Ryka Takayama. No confronto com a asiática, a sogipana se impôs na pegada e pressionou a adversária, até derrubá-la por waza-ari e assegurar um lugar no pódio e comemorar sua quarta medalha na história do evento. Antes ela havia sido campeã em 2012 e 2013, vice em 2016.
Rafael Macedo iniciou sua caminhada com uma vitória sobre o britânico Jamal Petgrave. Nas oitavas de final, o rival foi o atual vice-campeão mundial da categoria, o italiano Christian Parlati, superado por waza-ari no golden score.
Logo depois, nas quartas de final, o 11º do ranking enfrentou o uzbeque Davlat Bobonov, que acabou sendo desclassificado por apoiar a cabeça no chão, o que caracterizou um movimento irregular. Já na semifinal, enfrentou o japonês Sanshiro Murao, que acabou derrotando o brasileiro por ippon.
E na disputa do bronze, Rafael Macedo encarou Beka Gviniashvili, da Geórgia, atual número dois do mundo. E com um ippon, o judoca de 28 anos projetou o rival e garantiu a medalha.