A cidade de Belém será a sede de um dos quatro torneios classificatórios do basquete feminino para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. A confirmação foi feita pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), nesta terça-feira (19), após reunião entre o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr, e o secretário geral da Federação Internacional de Basketball (FIBA), Andreas Zagklis.
O torneio será disputado entre os dias 8 a 11 de fevereiro e irá distribuir duas vagas para Paris. Mesmo classificados para os Jogos, Estados Unidos e França terão que disputar o qualificatório por determinação da FIBA. Hungria, Bélgica e China receberão os outros três Pré-Olímpicos, que definirão todos os classificados. As competições no Brasil e na cidade chinesa de Xi'an disponibilizarão duas vagas, enquanto os torneios em na Europa classificarão três seleções.
As partidas acontecerão no Ginásio Guilherme Paraense, nome em homenagem ao primeiro medalhista de ouro da história olímpica do País. Até o momento, Brasil, EUA, França, Bélgica, Espanha, Hungria, Sérvia, Alemanha, China, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Nigéria e Senegal estão classificados. Ainda restam duas vagas que serão definidas em novembro no classificatório das Américas em novembro.
Os grupos serão sorteados após a definição das 16 seleções. O Brasil tem na história dos Jogos Olímpicos uma medalha de prata no basquete feminino, conquistada em Atlanta-1996, e uma de bronze ganha em Sydney-2000. Em Tóquio, a seleção não esteve presente após ser eliminada por Porto Rico no Pré-Olímpico.