Os velejadores Samuel Albrecht (Veleiros do Sul) e Gabriela Nicolino (Iate Clube do Rio de Janeiro), que irão representar o Brasil na classe Nacra 17 nos Jogos Pan-Americanos, já estão prontos para embarcar para o Chile. A dupla, que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio e se classificou para a medal race (regata da medalha) buscará em Algarrobo, cidade localizada na província de San Antonio, na Região de Valparaíso, repetir o pódio conquistado na edição passada do Pan, em Lima, no Peru em 2019.
— O campeonato será em Algarrobo (costa do Pacífico Sul,cerca de 100km de Santiago). Nós vamos encontrar condições bem diversas de regata, de vento fraco a bastante vento com muita onda. Já velejei lá de Soto 40 algumas vezes e as condições variam em extremo, vai de pouco a bastante vento — comenta o gaúcho Samuel, que já esteve em três Olimpíadas.
Além de tentar repetir o pódio, a dupla buscará garantir no Chile a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
— Provavelmente a raia será bem difícil, mas o foco está em conseguir uma medalha para o país e brigar pela vaga do Brasil para os Jogos Olímpicos — projeta a carioca Gabriela.
Samuel prevê uma disputa muito equilibrada nas águas chilenas.
—A flotilha sul-americana não é numerosa, mas ela tem bom nível técnico, como os canadenses, os norte-americanos, os próprios chilenos e a equipe argentina que é a favorita e tem estado muito bem no circuito. Acredito que a gente tem condições de repetir o resultado feito no último Pan-Americano, trazendo mais uma medalha, não importa a cor. Mas sabemos que a disputa será bem acirrada.
As regatas da vela no Pan de Santiago acontecerão entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro.