A vela brasileira garantiu nesta sexta-feira (18) suas duas primeiras vagas nos Jogos Olímpicos de Paris em duas classes estreantes, a Fórmula Kite, e as pranchas do IQFoil.
Os classificados foram o paulista Mateus Isaac, na classe iQ Foil masculina, e Bruno Lobo, na Fórmula Kite. Os resultados que carimbaram os passaportes dos velejadores foram conquistados durante o Campeonato Mundial, que acontece em Haia, na Holanda.
Mateus encerrou sua participação na competição com a 16ª colocação na iQ Foil, atingindo o índice estabelecido pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
— Meu objetivo principal aqui era conquistar essa vaga e deu certo. Estou muito contente pelo resultado em Haia e espero evoluir ainda mais — comemorou Mateus, que é treinado pelo medalhista olímpico Bruno Prada.
Já o maranhense Bruno Lobo se classificou para a regata de medalha do Mundial ao terminar em nono lugar as regatas classificatórias. O outro brasileiro na disputa, Lucas Fonseca, foi apenas o 38º colocado.
— Confirmar os primeiros classificados, justamente nas novas classes para Paris 2024, é importante para a Equipe Brasileira de Vela. Nossa equipe é muito forte e está preparada para obter as outras vagas nos campeonatos que estão por vir nesta e na próxima temporada — avalia Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
A próxima competição que classificará para os Jogos Paris 2024 será os o Pan-Americano de Santiago, em outubro. A equipe brasileira ainda busca classificação nas classes IQFoil feminino, Fórmula Kite feminino, 49er, 49erFX, 470, ILCA 6, ILCA 7 e Nacra 17.
Com as confirmações de Mateus Isaac e Bruno Lobo, o Time Brasil já 54 vagas em Paris.