O Brasil teve um bom começo no Grand Prix de judô de Zagreb, na Croácia. Nesta sexta-feira (18), cinco categorias foram disputadas e os judocas do país chegaram à disputa de medalhas em três delas, conquistando duas de ouro.
A primeira medalha dourada veio com Jéssica Pereira, no meio-leve (52 kg). A judoca do Instituto Reação (RJ) fez sua estreia diante da espanhola Estrella López e venceu nas punições. Depois, com um ippon em 47 segundos de luta, superou a búlgara Gabriela Dimitrova e se classificou para as semifinais, no qual derrotou a alemã Mascha Ballhaus com mais um ippon.
Número 94 do ranking da Federação Internacional de Judô (IJF), Jéssica enfrentou a marroquina Soumiya Iraoui, 29ª classificada. Em um combate acirrado, a brasileira conseguiu um waza-ari a 26 segundos do final e assegurou a vitória e os 700 pontos destinados ao primeiro lugar.
O pódio ainda teve a sul-coreana Mio Huh, de apenas 18 anos, e a alemã Ballhaus com as medalhas de bronze. Outra brasileira na disputa, Larissa Pimenta (Pinheiros-SP) foi eliminada na estreia, contra a holandesa Naomi van Krevel.
A segunda medalha de ouro brasileira foi conquistada por Willian Lima, na categoria meio-leve (66 kg). O judoca do Pinheiros estreou na segunda rodada e venceu o britânico Michael Fryer. Depois, superou o sul-coreano Myeong-Jin Kim e passou às quartas de final, em que eliminou o cazaque Aibolat Ystybay em apenas 39 segundos.
Já na semifinal, Willian precisou do golden score e só depois de seis minutos venceu o cipriota Georgios Balarjishvili. Na final, o número 18 do mundo derrotou o uzbeque Sardor Nurillaev, no golden score, após o rival sofrer sua terceira punição. As medalhas de bronze ficaram com o uzbeque Mukhriddin Tilovov e o cazaque Ystybay.
Quem esteve perto de subir no pódio foi Jéssica Lima. A atleta da Sogipa (RS) venceu a francesa Martha Fawazm e a israelense Maya Leopold nas primeiras rodadas da categoria leve (57 kg), mas foi derrotada pela sérvia Marica Perisic nas quartas de final.
Com a derrota, Jéssica foi para a repescagem e venceu Altantsetseg Batsukh, dos Emirados Árabes Unidos, o que lhe garantiu o direito de disputar o bronze contra a eslovena Kaja Kajzer, que acabou levando a melhor com um waza-ari. A ucraniana Daria Bolidid levou o outro bronze em disputa. Na final, Perisic ficou com o ouro ao derrotar a italiana Veronica Toniolo.
Os demais brasileiros não chegaram ao bloco final em Zagreb. No ligeiro feminino (48 kg), Amanda Lima (Minas Tênis Clube) venceu a ucraniana Mariia Buiok na estreia, mas parou na eslovena Marusa Stangar na sequência. Já Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau-PR) venceu a colombiana Erika Lasso e foi batida pela espanhola Mireia Lapuerta, que se tornaria a campeã vencendo a sérvia Milica Nikolic na decisão. O pódio ainda teve Stangar e a espanhola Laura Martínez, que dividiram o bronze.
Já no ligeiro masculino (60 kg), Chrustian Silva (Paineiras do Morumby-SP) perdeu na primeira rodada. No golden score, ele foi caiu para o francês Maxime Merlin. O ouro ficou com o ucraniano Dilshot Khalmatov, que na final bateu o azeri Ahmad Yusifov. O turco Salih Yildiz e o francês Theo Raoul Hebrard completaram o pódio.