O Brasil pretende fazer bonito nos Jogos Pan-Americanos de Judô de Santiago, que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro, e convocou uma seleção forte para não desapontar no Chile.
Entre os 19 convocados nesta segunda (18) figuram quatro medalhistas olímpicos. São eles Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Daniel Cargnin (73kg) e Rafael Silva (+100kg), o Baby, além de jovens promessas das equipes de transição que garantiram vaga nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali.
A competição ocorre no Centro de Esportes de Contato do Parque Estádio Nacional, e a expectativa da Confederação brasileira de Judô (CBJ) é pela conquista de muitas medalhas e de uma boa impressão. A entidade pretende colocar os atletas em combates de alto nível já como preparação para Paris 2024.
Rafaela Silva ganhou ouro na Olimpíada de 2016, no Rio, mesma competição que Baby levou o bronze pela segunda vez na carreira — já havia conquistado medalha em Londres 2012. A experiente Ketleyn Quadros ficou em terceiro nos Jogos de 2008, em Pequim, enquanto Cargnin também levou o bronze nos Jogos de 2020, disputado em Tóquio em 2021 por causa da pandemia de covid-19.
Os novatos da seleção são Aléxia Nascimento (48kg), Luana Carvalho (70kg), Eliza Ramos (78kg), Michel Augusto (60kg), Gabriel Falcão (73kg) e Kayo Santos (100kg), todos classificados via Cali. O time masculino será treinado por Antônio Carlos 'Kiko' Pereira, enquanto Sarah Menezes e Andrea Berti dirigem a equipe feminina.
— O judô brasileiro estará em Santiago com um time muito competitivo e temos a expectativa de fazer ótimos resultados, como nas últimas edições — disse Marcelo Theotonio, gerente de alto rendimento da CBJ, que será o chefe da delegação de judô em Santiago.
— Conseguimos classificar atletas em todas as categorias e dobrar as chances em cinco categorias com a entradas dos juniores. Em termos de ambiente e vivência em evento multiesportivo, o Pan será um ótimo laboratório para Paris 2024 e, por isso, também estamos indo com atletas cujo foco está na medalha olímpica daqui a menos de um ano — explicou.
Uma novidade do Pan de Santiago é competição por equipes mistas, que entrou no programa olímpico em Tóquio e seguirá em Paris 2024. Será a primeira vez que a prova será disputada em Jogos Pan-Americanos. Atual campeão do continente, o Brasil defenderá o título conquistado nesse domingo, em Calgary, no Canadá, com a convocação da mesma equipe.
Confira os 19 convocados
SELEÇÃO FEMININA
- 48kg - Aléxia Nascimento (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
- 48kg - Amanda Lima (Minas Tênis Clube/FMJ)
- 52kg - Larissa Pimenta (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
- 57kg - Rafaela Silva (Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ)
- 63kg - Ketleyn Quadros (Sogipa/FGJ)
- 70kg - Luana Carvalho (Umbra/Vasco da Gama/FJERJ)
- 70kg - Aléxia Castilhos (Sogipa/FGJ)
- 78kg - Eliza Ramos (Clube de Regatas do Flamengo/FJERJ)
- 78kg - Samanta Soares (Instituto Reação/FJERJ)
- +78kg - Beatriz Souza (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
SELEÇÃO MASCULINA
- 60kg - Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
- 66kg - Willian Lima (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
- 73kg - Daniel Cargnin (Sogipa/FGJ)
- 73kg - Gabriel Falcão (Instituto Reação/FJERJ)
- 81kg - Guilherme Schimidt (Minas Tênis Clube/FMJ)
- 90kg - Rafael Macedo (Sogipa/FGJ)
- 100kg - Leonardo Gonçalves (Sogipa/FGJ)
- 100kg - Kayo Santos (Minas Tênis Clube/FMJ)
- +100kg - Rafael Silva 'Baby' (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)