O primeiro dia de Campeonato Pan-Americano e Oceania de judô, em Calgary, no Canadá, terminou com oito medalhas para o Brasil, três delas de ouro. Duas são de atletas da Sogipa, clube gaúcho que mandou seis atletas para a América do Norte.
Favorito no peso até 73kg, Daniel Cargnin venceu o anfitrião Arthur Margelidon e ficou com o ouro. Já Matheus Takaki, até 60kg, bateu o australiano Joshua Katz e conquistou o primeiro lugar.
A outra medalha de ouro brasileira foi conquistada por Larissa Pimenta, no peso até 52kg. Na mesma categoria, Jessica Pereira ficou com o bronze. O torneio conta pontos para o ranking mundial e para a corrida para os Jogos de Paris 2024.
Quem também chegou na final foi Rafaela Silva, mas a campeã olímpica acabou sendo derrotada por Christa Deguchi e ficou com a prata. O Brasil ganhou quatro medalhas de bronze. Além de Jessica nos 52kg, Natasha Ferreira (até 48kg), Michel Augusto (até 60kg) e Willian Lima (até 66kg) conquistaram o terceiro lugar.
Atleta da Sogipa, Ketleyn Quadros ficou fora do pódio. Depois de perder na semifinal para a mexicana Prisca Awiti Alcaraz, a brasileira foi derrotada na disputa do bronze pela cubana Maylin Del Toro Carvajal. Na mesma categoria, Nauana Silva perdeu na primeira luta.
As medalhas brasileiras
- até 73kg - Daniel Cargnin (ouro)
- até 60kg - Matheus Takaki (ouro)
- até 52kg - Larissa Pimenta (ouro)
- até 57kg - Rafaela Silva (prata)
- até 48kg - Natasha Ferreira (bronze)
- até 52kg - Jessica Pereira (bronze)
- até 60kg - Michel Augusto (bronze)
- até 66kg - Willian Lima (bronze)