Brasil fechou a sessão da vela desta sexta-feira (9), nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, com quatro medalhas. Duas foram de ouro, com Patrícia Freitas conquistando o tricampeonato na classe RS:X e a dupla Marco Grael e Gabriel Borges ficando em primeiro na classe 49er. Uma prata com Bruno Lopes na Laser. E um bronze com o gaúcho Samuel Albrecht e carioca Gabriela Nicolino na Nacra 17.
Em 12 regatas até então, Patrícia venceu seis e garantiu o ouro na RS:X. A medalha de prata foi para Celia Tejerina, da Argentina, e o bronze para Maria Bazo, do Peru. Ela havia sido ouro em Toronto 2015 e em Guadalajara 2011.
O mesmo aconteceu com Marco Grael e Gabriel Borges. Eles venceram seis regatas e ficaram com o ouro na classe 49er. Já Bruno Fontes ficou em terceiro na regata da medal race e levou a prata. Aos 40 anos, festejou o pódio, mas anunciou sua aposentadoria da modalidade. Foi sua última prova como atleta.
— Depois de ter pedido a prata em Guadalajara 2011, em uma regata parecida com essa, eu tive a oportunidade e não deixei escapar. O enredo foi perfeito. Queria o ouro, mas a prata é muito bem-vinda — afirmou.
Ainda nesta sexta-feira, as campeãs Martine Grael e Kahena Kunze devem confirmar o ouro na classe 49er. As condições climáticas não permitiram que fosse dada a largada para a regata. Elas só precisam largar e completar a regata para garantir o primeiro lugar no pódio. A organização pretende aguardar a melhora no tempo, mas existe a possibilidade da regata ser cancelada, o que garantiria o ouro à dupla brasileira.
Confira as medalhas da vela nesta sexta-feira:
Ouro - Patrícia Freitas - RS:X
Ouro - Marco Grael e Gabriel Borges - 49er
Prata - Bruno Fontes - Laser
Bronze - Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino - Nacra 17