O gaúcho Samuel Albrecht e a carioca Gabriela Nicolino representarão o Brasil na medal race (regata da medalha) da classe Nacra 17 nas Olimpíadas de Tóquio, marcada para terça-feira (3). A classificação veio após as regatas disputadas nesse domingo (1º), na Baía de Enoshima, que renderam à dupla a 10ª colocação no ranking geral.
Samuel e Gabriela disputaram três regatas nesse domingo, ficando na 18ª, 10ª e 10ª colocações. Com esse resultado, garantiram a última vaga na regata da medalha. Apesar da classificação, as chances de pódio para a dupla brasileira são remotas, já que também são levados em conta os pontos somados nas regatas regulares.
O paulista Robert Scheidt, de 48 anos, também velejou nesse domingo, no Japão. Em sua sétima Olimpíadas, o atleta participou da medal race na classe Laser e terminou a regata na nona colocação. Na classificação geral, ficou com a 8ª posição. Mesmo sem chegar ao pódio nos Jogos de Tóquio, Scheidt — que tem em seu histórico cinco medalhas olímpicas — permanece como o maior medalhista olímpico do Brasil, ao lado do também velejador Torben Grael.