Programe o despertador e separe o café, pois a madrugada/manhã desta terça-feira (3) promete boas emoções para o boxe nacional. A partir das 5h, três pugilistas do Brasil entram no ringue em busca do pódio nos Jogos Olímpicos. A RBS TV transmite as lutas dos atletas brasileiros, enquanto o SporTV4 passa todos os combates.
A primeira a lutar será a grande favorita ao ouro na modalidade. Beatriz Ferreira, 28 anos, encara a uzbeque Raykhona Kodirova, às 5h, pelas quartas de final. Como no boxe não há disputa pelo terceiro lugar, Bia garante pelo menos o bronze caso vença o duelo. Mas o retrospecto recente não indica tropeço da baiana. Bia é a atual campeã mundial na categoria até 60 quilos e subiu ao pódio 28 vezes nas últimas 29 competições realizadas de 2017 até hoje.
– Eles falam que eu sou aquela que todo mundo estudou, então eu tenho que ter uma carta na manga, um extra. Mas eu sempre estudei os melhores para tentar ser o melhor – disse Beatriz, após a vitória na estreia sobre Shih-Yi Wu, de Taiwan.
Mais tarde, às 6h18min, será a vez do carioca Wanderson de Oliveira, 24 anos, entrar no ringue para enfrentar o cubano Andy Cruz, na categoria peso leve, também pelas quartas de final, a um passo da medalha. O desafio do "Mãos de Pedra", porém, não deve ser fácil, já que terá pela frente o atual campeão mundial no peso até 63 quilos.
– É o número 1 da nossa categoria, mas eu vou treinar bastante a tática que vou ter contra ele, rever a luta que tive com ele, rever os erros e o que tive de qualidade para fazer a estratégia – disse Wanderson após a vitória na estreia contra o bielorrusso Dzmitry Asanou.
Quem já está no pódio é Abner Teixeira. Atual bicampeão brasileiro juvenil e de elite, o boxeador, uma das referências do Brasil na categoria acima de 91 quilos, encara o cubano Julio la Cruz, às 6h50min, pela semifinal. Caso passe, o medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, terá pela frente o vencedor do confronto entre o russo Muslim Gadzhimagomedov e o neozelandês David Nyika. A decisão está marcada para às 3h5min de sexta-feira.
– Estou trabalhando para comprar uma casa para minha mãe. Ela nunca teve uma casa própria e quero dar essa alegria para ela. As metas imediatas são ser campeão olímpico e campeão mundial. Os dois vão ser neste ano, e, a longo prazo, comprar a casa para minha mãe e dar um futuro melhor para ela – disse o lutador ao SporTV.
O boxe brasileiro, que tem cinco medalhas na história dos Jogos até as Olimpíadas de Tóquio, também está na semifinal da categoria peso-médio. Hebert Conceição pega o russo Gleb Bakshi em busca da decisão. O baiano de 23 anos entra no ringue na quinta-feira, às 3h18min.
AGENDA DO BOXE
Terça-feira
- Quartas de final peso-leve 57-60kg
- 5h – Beatriz Ferreira (BRA) x Raykhona Kodirova (UZB)
- Quartas de final peso-leve 57-63kg
- 6h18min – Wanderson de Oliveira (BRA) x Andy Cruz (CUB)
- Semifinal peso-pesado 81-91kg
- 6h50min – Abner Teixeira (BRA) x Julio la Cruz (CUB)
Quinta-feira
- Semifinal peso-médio 69-75kg
- 3h18min – Hebert Conceição (BRA) x Gleb Bakshi (COR)