Já são três medalhas garantidas pelo boxe para o Brasil nestas Olimpíadas . Nesta terça-feira (3), Beatriz Ferreira avançou às semifinais da categoria peso leve (até 60 kg), vencendo com segurança a boxeadora do Uzbequistão Raykhona Kodirova nos três rounds da luta por decisão unânime dos juízes. Bia ainda disputará vaga na final para lutar pelo ouro, mas estar nas semifinais garante ao menos o bronze a pugilista no boxe olímpico.
A lutadora brasileira entrou no ringue com amplo favoritismo e confirmou essa condição desde que soou o gongo pela primeira vez. Com uma envergadura menor do que a da adversária, Bia compensou essa característica impondo seu ritmo, atacando com muita velocidade e potência.
A luta foi controlada do início ao fim pela brasileira. No primeiro round, Kodirova apostou no contra-ataque para tentar surpreender Bia, mas não conseguiu encaixar seus golpes na brasileira, que usou sua habilidade de esquiva e, em seguida, revidava com força. No segundo round, a atuação da atleta do Brasil foi ainda mais dominante que, no meio do período, chegou a soltar o capacete da uzbeque.
Com a vitória praticamente garantida, Beatriz lutou ainda mais solta no último round. A brasileira conectou ainda mais golpes na cabeça da adversária que dava a impressão de estar prestes a ser nocauteada. Kodirova chegou a se desequilibrar e apoiar o joelho no chão, mas aguentou em pé até finalizar o tempo da luta.
Bia lutará para tentar a disputa pelo ouro na quinta-feira (5), às 2h15min, pelo horário de Brasília. Sua adversária será a finlandesa Mira Potkonen.