O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch Junior, assegurou que a epidemia do novo coronavírus não ameaça a realização da Olimpíada de Tóquio, no Japão.
— Por enquanto, os Jogos de Tóquio não estão comprometidos — afirmou o espanhol em evento no Círculo Ecuestre de Barcelona. — Suspendemos muitas provas de inverno na China, mas estamos esperando para ver o que acontece. Os Jogos de Tóquio 2020 ainda estão longe — completou.
Recentemente, o surto de coronavírus na China foi o motivo do cancelamento do qualificatório olímpico de boxe para a Ásia e a Oceania, que seria realizado em Wuhan.
Os Jogos Olímpicos começarão em 24 de julho e irão até 9 de agosto. Já os Jogos Paraolímpicos ocorrerão entre 25 de agosto e 6 de setembro. Várias cidades japonesas serão sede das competições ou receberão as delegações no período de adaptação.
No mesmo evento, Juan Antonio Samaranch Junior aproveitou para falar sobre a candidatura de Barcelona para ser sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030.
— Não tem menos possibilidade do que nenhuma outra. Aqui vieram técnicos de todas as federações internacionais de esportes de inverno, viram o projeto, visitaram as instalações e o espaço e não há nenhum motivo para pensar que Barcelona não possa organizar uma Olimpíada de primeiro nível — afirmou.
Além de Barcelona, Salt Lake City (Estados Unidos), Sapporo (Japão), Oslo (Noruega) e Estocolmo (Suécia) também demonstraram interesse em receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030.