Em um jogo definido nos tiros livres da marca do pênalti, a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc) derrotou o Corinthians (SP), neste domingo (13), por 2 a 1, após 10 cobranças, e sagrou-se heptcampeã do Campeonato Brasileiro 2024 — Série A de futebol de cegos.
Com a melhor campanha do torneio, a equipe de Canoas conquistou o título de forma invicta. Foram seis jogos, com três vitórias e três empates, sendo que nas duas últimas partidas a definição veio nas penalidades. Foram oito gols marcados e apenas um sofrido.
A conquista do sétimo brasileiro fez a Agafuc igualar o feito do Instituto de Cegos da Bahia (ICB), como maior campeão de todos os tempos — considerando a época anterior à gestão da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O time gaúcho havia sido campeão em 2015, 2017, 2018, 2019, 2021 e 2023.
O jogo deste domingo no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo foi extremamente equilibrado, com destaque para as atuações dos sistemas de defesa e dos goleiros Luan, da Agafuc, e Giovane, do Corinthians. Com o 0 a 0, a disputa de pênaltis definiu o campeão e igualmente foi acirrada.
No futebol de cegos são três cobranças para cada time, de forma alternada. Caso a igualdade persista o sistema é de um chute para cada, até o vencedor ser definido.
A série abriu com Luan defendendo a cobrança de Jefinho. Mas os gaúchos viram o chute de Nonato ser detido por Giovane. O colombiano Jhon González chutou por cima do gol da Agafuc, que teve a cobrança de André Trevisol defendida.
O título poderia ter vindo para os paulistas na terceira série. Tiago Paraná converteu e deixou a responsabilidade com Bill. O camisa acertou e empatou para os gaúchos.
Nas cobranças alternadas, Luan pegou o chute de Maurício Dumbo e deu um match point para a Agafuc, mas Gabriel chutou para fora. O goleiro do time gaúcho, que também defende a seleção brasileira, voltou a brilhar e pegou a cobrança de Edivan. Restava o chute de Léo Oliveira para o hepta. Ele bateu no meio e o goleiro espalmou para o lado e a bola caprichosamente tocou a trave e entrou. Era o gol do sétimo título nacional.
— A partida foi muito difícil. Sabíamos que ia ser um jogo que seria definido nos detalhes. Os pênaltis são um detalhe. Mas o nível das duas equipes era muito alto, o que mostra a força da nossa modalidade — disse Ricardinho, capitão da Agafuc e presente nas sete conquistas.
Na disputa do terceiro lugar, a Associação Paraibana de Cegos (Apace) venceu a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais (Apadv), de São Paulo, por 1 a 0. O gol foi feito pelo gaúcho Jonatan Felipe, bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Confira os campeões brasileiros:
- Luan
- Felipe Tolfo
- André Trevisol
- Bill
- Coki Padilla
- Gabriel Batista
- Léo Oliveira
- Nonato
- Ricardinho
- Samir
- Técnico: Rafael Astrada
Veja a campanha da Agafuc:
- 3x0 Uniace (DF)
- 2x1 INV (SP)
- 0x0 Escema (MA)
- 3x0 Apadv (SP)
- 0x0 Apace (PB) - nos pênaltis: 2 x 1
- 0x0 Corinthians (SP) - nos pênaltis: 2 x 1