A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc), de Canoas, conquistou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro 2024- Série A de futebol de cegos, que está sendo disputado em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico. Com dois gols de Ricardinho, o time gaúcho derrotou a equipe paulista do Instituto Nova Visão (INV) por 2 a 1 e chegou aos seis pontos, garantindo com uma rodada de antecipação a classificação para as quartas de final. O time comandado por Rafael Astrada tem seis títulos nacionais e defende a conquista da temporada passada.
Em um jogo equilibrado, Ricardinho resolveu em dois lances oriundos em jogadas ensaiadas de falta. Nas duas jogadas ele recebeu o passe de Nonato e fez um lance individual para marcar os gols, um em cada tempo. João Batista descontou para o INV, que ficou com três pontos.
As 12 equipes do campeonato estão divididas em três grupos de quatro e se enfrentam dentro das chaves. Porém, para efeito de classificação, as oito melhores colocadas no geral avançam às quartas de final, independentemente dos grupos a que pertençam. Caem para a Série B as três piores colocadas na soma dos três grupos.
Acergs empata e decide futuro na última rodada
Segunda equipe do Rio Grande do Sul no Brasileiro, a Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), que foi derrotada pela Associação Paraibana dos Deficientes Visuais (Apadevi) por 3 a 0, na estreia, somou seu primeiro ponto ao ficar no 0 a 0 com a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais (Apadv), atual campeã da Série B. O goleiro Daniel Fonseca, do time de Porto Alegre, defendeu um pênalti de Alefe Nogueira no segundo tempo.
Com o empate a Acergs precisa vencer sua última partida, na quinta, diante da Associação Paraibana de Cegos (Apace) para buscar uma posição entre os oito primeiros. Além disse, a equipe gaúcha precisa pontuar para ser uma das três rebaixadas.
Adversária da Acergs, a Apace perdeu o clássico paraibano para a Apadevi. De pênalti, Ezequiel fez o único gol da partida e deixou sua equipe na terceira posição, com seis pontos, saldo quatro e quatro gols marcados.
Colombiano decide e Corinthians mantém liderança
Estreante no torneio, após parceria com o Maetro (PR), o Corinthians venceu a segunda. Após golear a Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (Adef) por 4 a 0, o time paulista fez 1 a 0 sobre Associação Mato-Grossense dos Cegos (AMC), atual vice-campeã brasileira. O colombiano Jhon González fez seu quarto gol na competição e garantiu a liderança para o Timão no saldo de gols.
Demais jogos
A Associação D'Eficiência Superando Limites (Adesul), de Maracanaú-CE, que na estreia ficou no 0 a 0 com AMC, repetiu o resultado contra a Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (ADEF) e chegou aos dois pontos.
Com dois gols do chileno Victor Silva, o segundo de pênalti, deram a vitória para a União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (Uniace) sobre a Escola de Cegos do Maranhão (Escema) por 2 a 0 e garantiram a recuperação do time brasiliense, que na estreia foi derrotado pela Agafuc. Para os maranhenses essa foi a segunda derrota.
Confira os jogos da 2ª rodada:
Grupo A
- Agafuc (RS) 2 x 1 INV (SP)
- Escema (MA) 0 x 1 Uniace (DF)
Grupo B
- AMC (MT) 0 x 1 Corinthians (SP)
- Adef (DF) 0 x 0 Adesul (CE)
Grupo C
- Apace (PB) 0 x 1 Apadevi (PB)
- Acergs (RS) 0 x 0 Apadv (SP)
Confira a classificação:
- 1º - Corinthians (SP) 6 - saldo +5
- 2º - Agafuc (RS) 6 - saldo +4 - 5 gols pró
- 3º - Apadevi (PB) 6 - saldo +4 - 4 gols pró
- 4º - INV (SP) 3 - saldo 0 - 3 gols pró
- 5º - Apace (PB) 3 - saldo 0 - 1 gol pró
- 6 - Uniace (DF) 3 - saldo -1
- 7º - Adesul (CE) 2
- 8º - AMC (MT) 1 - saldo -1 - 0 gol pró
- 9º - Apadv (SP) 1 - saldo-1 - 0 gol pró
- 10º - Acergs (RS) 1 - saldo-3
- 11º - Adef (DF) 1 - saldo -4
- 12º - Escema (MA) 0 - saldo -3
Terceira rodada - 10/10
- 8h30 - Apadevi x apadv
- 9h45 - Apace x Acergs
- 11h - INV x Uniace
- 14h - Agafuc x Escema
- 15h15 - Corinthians x Adesul
- 16h30 - AMC x Adef