O Campeonato Brasileiro 2024- Série A de futebol de cegos começou nesta terça-feira (8), em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.
Atual campeã e em busca do sétimo título, a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc), de Canoas, estreou vencendo a União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (Uniace) por 3 a 0. Os gols foram marcados por Ricardinho, no primeiro tempo, e Nonato, duas vezes na etapa final, sendo o segundo gol de tiro livre.
— Estreia um pouco travada. Jogo cedo. Acordamos às 6h. Primeiro tempo travado, depois melhorou no segundo tempo. Equipe está bem. Todos bem fisicamente. Amanhã vamos enfrentar a equipe paulista do Instituto Nova Visão (INV) — disse o técnico Rafael Astrada.
A partida marcada para às 15h15 desta quarta (9) irá definir a liderança do Grupo A, já que a INV derrotou a Escola de Cegos do Maranhão (Escema) por 2 a 1 , com dois gols do argentino Ezequiel Fernandes. Vinícius Barbosa marcou para o time maranhense.
Acergs é dominada, perde pênalti e perde para time da Paraíba
Segundo representante gaúcho no torneio, a Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) foi derrotada pela Associação Paraibana dos Deficientes Visuais (Apadevi) por 3 a 0. Guegueu marcou os dois primeiros gols e José Johnson fechou o placar. No último minuto, o time de Porto Alegre perdeu um pênalti cobrado por Luciano Oliveira e defendido pelo goleiro Gean Patrick.
Na outra partida do Grupo C, a Associação Paraibana de Cegos (Apace) contou com um gol de Jardiel para derrotar a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais (Apadv), atual campeã da Série B, por 1 a 0. A equipe paulista será a próxima adversária da Acergs, na quarta-feira, às 14h.
Corinthians estreia com goleada
O Grupo B teve a aguardada estreia do Corinthians, que formou parceria com o Maestro (PR), time do ex-jogador corintiano e pentacampeão da Copa do Mundo, Ricardinho. Com três gols do colombiano Jhon González e um de Jefinho, os paulistas golearam a Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (Adef) por 4 a 0.
No outro jogo do grupo, a Associação Mato-Grossense dos Cegos, atual vice-campeã brasileira, ficou no 0 a 0 com a Associação D'Eficiência Superando Limites (Adesul), de Maracanaú-CE.
Regulamento
O torneio conta com 12 equipes divididas em três grupos de quatro, que se enfrentam em turno único dentro de cada chave. As oito melhores colocadas na classificação geral avançam às quartas de final, independentemente dos grupos a que pertençam. Caem para a Série B as três piores colocadas na soma dos três grupos.
Confira os jogos da 1ª rodada:
Grupo A
- Agafuc (RS) 3 x 0 Uniace (DF)
- Escema (MA) 1 x 2 INV (SP)
Grupo B
- AMC (MT) 0 x 0 Adesul (CE)
- Adef (DF) 0 x 4 Corinthians (SP)
Grupo C
- Apace (PB) 1 x 0 Apadv (SP)
- Acergs (RS) 0 x 3 Apadevi (PB)
Segunda rodada - 09/10
- 8h30 - AMC x Corinthians
- 9h45 - Adef x Adesul
- 11h - Apace x Apadevi
- 14h - Acergs x Apadv
- 15h15 - Agafuc x INV
- 16h30 - Escema x Uniace