Em um novo capítulo da sua recente rivalidade, a França conquistou a medalha de ouro no futebol paraolímpico ao derrotar a Argentina nos pênaltis (3-2) após um empate em 1 a 1, neste sábado (7), aos pés da Torre Eiffel com uma cobrança decisiva do seu capitão Frédéric Villeroux.
Depois das cinco primeiras edições vencidas pelo Brasil, a França assumiu o domínio no futebol de cegos, se 'vingando' nos Jogos Paralímpicos da 'Albiceleste', vencedora da final do Mundial de 2022 no Catar, também nos pênaltis.
Villeroux, camisa 10 dos 'Bleus', percorreu todo o campo e balançou a rede aos 12 minutos. Em seguida, Maximiliano 'Gordo' Espinillo empatou para os argentinos.
Após o empate na meia hora regulamentar, a partida foi decidida nos pênaltis (três por equipe).
Espinillo e Mario Ríos marcaram para a Argentina, mas o terceiro chute, de Nahuel Heredia, foi defendido pelo goleiro.
— É uma medalha importante, mas não aquela pela qual viemos — disse o veterano Froilán Padilla, de 45 anos, que confirmou sua despedida olímpica.
—Estamos velhinhos. Gostaria de coroar minha carreira com um ouro, somos argentinos e nós gostamos de competir, mas isso continua para os mais jovens — afirmou o jogador da Agafuc, de Canoas.
A seleção argentina chega a três pratas, além de dois bronzes, num futebol paralímpico em que só ficou fora do pódio em uma ocasião.
* AFP