O primeiro jogo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias em 2024 será no Paraná. A partida contra o Equador, marcada para 6 de setembro, ocorrerá no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Porto Alegre estava cotada para receber a partida, mas, conforme a CBF, a inviabilidade de o Aeroporto Salgado Filho receber as delegações dos dois países afastou as chances do Rio Grande do Sul.
O local da partida foi confirmado nesta quinta-feira (1°) pela CBF. Será a primeira vez que o Brasil joga na capital paranaense depois de 21 anos. O último jogo ocorreu em novembro de 2003, quando o time comandado por Carlos Alberto Parreira empatou com o Uruguai em 3 a 3 pelas Eliminatórias da Copa da Alemanha, no estádio Pinheirão.
"O bom estado do gramado do Couto Pereira e a localização de Curitiba foram decisivos para a CBF escolher o estádio que vai abrigar o jogo da Seleção em setembro. A capital paranaense está a cerca de um hora e meia de viagem de avião de Assunção, local da partida seguinte do Brasil na competição. No dia 10 de setembro, o Brasil enfrentará o Paraguai, na capital paraguaia", diz o comunicado divulgado pela CBF.
O Brasil já disputou nove confrontos em Curitiba, com seis vitórias, três empates e nenhuma derrota. O Couto Pereira tem capacidade para cerca de 40 mil pessoas. Dono do estádio, o Coritiba tinha uma partida contra o Novorizontino pela Série B marcada para a mesma data, mas o compromisso será remanejado para 9 ou 10 de setembro.
A Seleção Brasileira é a sexta colocada nas Eliminatórias, com sete pontos, dois a frente do Paraguai, que ocupa a 7ª posição (repescagem), e oito atrás da líder Argentina. O confronto com o Equador marcará a estreia de Dorival Júnior nas Eliminatórias. A última partida do Brasil pela competição foi a derrota por 1 a 0 para a Argentina, no Maracanã, em novembro do ano passado, ainda sob o comando de Fernando Diniz.
Situação do Aeroporto Salgado Filho
A Fraport, empresa responsável pela administração do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tem previsão de reabrir o local em 21 de outubro, com pista reduzida. A estrutura está em obras depois de ser inundado pela enchente que atingiu a Capital em maio.
Os voos para a Região Metropolitana ainda são feitos no aeroporto de Canoas, com embarques no Salgado Filho. O aeroporto de Porto Alegre está fechado para pousos e decolagens há cerca de 90 dias.