O Museu de Cultura Hip Hop do RS recebe neste sábado (24) a segunda edição do Vem Pro Museu. O evento contará com batalha de breakdance, modalidade que participou dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O grande vencedor levará o prêmio de R$ 1 mil.
O local também terá a inauguração de obras gigantes e interativas. Um tênis, um toca discos e um microfone — itens que fazem parte da cultura hip hop —, de aproximadamente três metros cada, fazem parte do acervo ao ar livre, que em sua totalidade conta com cerca de 6 mil itens.
O evento também irá receber o renomado rapper Marechal e o grupo Revolução RS. E mais: Lady Blac, MC Pedrão, Grupo Explosão, DJ Zonattão, DJ Marigdas, Don X e Joy, artistas que foram contemplados pelos cinco editais promovidos através da Lei de Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Instituto Neoenergia.
A entrada é gratuita e os ingressos estão sendo distribuídos através do Sympla neste link. A organização pede doações de alimentos e cobertores que seguem sendo distribuídos entre as entidades que vêm sendo atendidas pelo Museu, devido a tragédia climática.
Serviço Vem Pro Museu
Atrações: Marechal, Revolução RS, Lady Black, MC Pedrão, Grupo Explosão, DJ Zonattão, DJ Marigdas, Don X e Joy.
Dia: 24 de agosto
Horário: das 14h às 18h
Endereço: Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre
Ingressos gratuitos: retire aqui
Programa Vem Pro Museu
O programa Vem Pro Museu contempla cinco editais nas áreas: exposições museológicas, eventos esportivos, escritores e escritoras, eventos culturais, produção musical e gravação musical. Além disso, um formulário para recebimento de outras propostas também segue disponível, para que o Museu receba projetos de atividades que não se adequam às normas dos editais.
Como visitar o Museu da Cultura Hip Hop RS?
Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Museu fica aberto para visitação de quarta à domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, inclusive aos feriados. Neste período, é possível optar por visitas agendadas ou livres.
As visitas agendadas acontecem duas vezes ao dia, às 9h e às 14h, sendo destinadas a grupos de até 50 pessoas. Para marcar uma visita basta acessar o formulário de agendamento — clique aqui. Toda visita agendada é guiada por mediadores que conduzem o grupo com explicações sobre as mostras em cartaz.
Sobre o Museu da Cultura Hip Hop RS
Inaugurado no ano do cinquentenário do hip hop no mundo, o Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro da América Latina dedicado ao movimento. Com um espaço de quatro mil metros quadrados, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos.
O complexo conta com cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop gaúcho. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, conta com salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical, multipalco e a Quadra Petrobras.
O Museu da Cultura Hip Hop do RS tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio master da Petrobras e patrocínio Neoenergia. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.