Os italianos são maioria na lista de treinadores da Euro em 2024. Além de Luciano Spaletti no comando da Itália, outros quatro técnicos vão comandar seleções no torneio: Marco Rossi, na Hungria; Vincenzo Montella, na Turquia; Domenico Tedesco, na Bélgica; e Francesco Calzona, na Eslováquia.
Depois deles, temos dois alemães (Alemanha e Áustria), dois franceses (França e Geórgia), dois espanhois (Espanha e Portugal) e 13 de outras nacionalidades. Entre eles, um brasileiro.
Sylvio Mendes Campos Júnior, o Sylvinho, nasceu em São Paulo, em 1974. Aos 50 anos, ele é o atual técnico da Albânia, seleção que vai para sua segunda Eurocopa depois de oito anos. Sylvinho foi lateral esquerdo do Corinthians, Arsenal, Celta, Barcelona e Manchester City, parando de jogar em 2010. Vestiu a camisa da Seleção Brasileira por seis partidas.
Como técnico, ele chegou a ser auxiliar-técnico de Tite no Brasil, mas começou a carreira efetiva de treinador no Lyon, da França, em 2019. Também dirigiu o Corinthians entre 2021 e 2022. No início de janeiro de 2023, foi anunciado como novo técnico da Seleção Albanesa. Possui 12 jogos no cargo e uma história classificação à Euro deste ano.
Mais jovem
O alemão Julian Nagelsmann, de 36 anos, é técnico mais jovem da competição. Ele comanda a Alemanha desde setembro de 2023. Foi zagueiro como jogador e antes da Seleção, treinou Hoffenheim, RB Leipzig e Bayern de Munique.
Mais velho
O também alemão Ralf Rangnick, de 65 anos, é o mais experiente dentre os 24 comandantes. Ele nasceu nove meses antes do italiano Luciano Spaletti. Rangnick é o técnico da Áustria desde 2022. Entre os clubes, dirigiu Manchester United, RB Leipzig e Schalke 04. Na juventude, foi volante de times pequenos do interior da Alemanha.