A Eurocopa começa no próximo dia 14, e a maior parte dos países já anunciou as listas de convocados. Pode soar estranho para alguns, mas o Brasil se fará presente na tradicional competição europeia de seleções. Isso porque três atletas brasileiros disputarão a Euro 2024. Dois deles, inclusive, já conquistaram edições anteriores. Além dos jogadores, o treinador Sylvinho também se faz presente na competição, comandando a Albânia.
O torneio será disputado na Alemanha, entre os dias 14 de junho e 14 de julho. Até esta segunda-feira (27), 13 das 24 equipes já haviam anunciado as listas de convocados. Vale destacar que algumas relações — como da Itália, por exemplo — são provisórias e ainda passarão por cortes. Cada time pode inscrever até 26 jogadores.
Os brasileiros que disputarão a Eurocopa
Pepe (Portugal)
Aos 41 anos, o zagueiro luso-brasileiro Pepe continua atuando em alto nível. Capitão do Porto desde 2019, o defensor foi um dos destaques do time na atual temporada, apesar da lesão sofrida em abril que o afastou dos gramados nos últimos jogos. Ele foi convocado mais uma vez pela seleção de Portugal e atuará em sua quinta Euro — essa tende a ser a última competição oficial em que o zagueiro atuará pelo país. Agora, o atleta terá a chance de conquistar o bicampeonato do torneio, visto que foi um dos protagonistas de sua seleção na conquista da Eurocopa de 2016.
Nascido em Maceió-AL, o zagueiro já disputou 136 jogos e quatro Copas do Mundo por Portugal. Pepe se mudou para o país europeu aos 17 anos. Quando completou seis anos de residência por lá, ele pôde optar pela nacionalidade portuguesa e foi convocado pela primeira vez em 2007.
Otávio (Portugal)
Revelado pelo Inter em 2012, Otávio chamou atenção dos olheiros europeus logo no início de sua carreira. Natural de João Pessoa-PB, o meia foi comprado pelo Porto em 2014, com apenas 19 anos. Ele foi emprestado ao Vitória de Guimarães, também de Portugal, por duas temporadas e, depois, tornou-se uma das peças-chave do meio-campo do Porto. No ano passado, foi vendido ao Al-Nassr.
O processo de naturalização começou em dezembro de 2019, e o jogador chegou a ser cogitado na lista da Euro de 2020, mas acabou não sendo chamado. Otávio atua na seleção portuguesa desde 2021 e já soma 20 partidas disputadas. A0s 29 anos, ele é um dos preferidos do treinador de Portugal, Roberto Martínez e, com frequência, aparece entre os titulares da equipe.
Jorginho (Itália)
O volante Jorginho é mais um nome presente na seleta lista de brasileiros campeões da Euro. Catarinense de nascimento, o jogador de 32 anos, atualmente no Arsenal, vai em busca de seu segundo título pela seleção italiana. Apesar de perder um pênalti na final da Euro de 2020, o volante foi um dos principais jogadores daquela campanha, que rendeu o segundo título da competição para o país.
Jorginho nunca jogou no Brasil. O volante foi morar com sua família na Itália em 2007, quando tinha apenas 15 anos. Por lá, começou sua carreira nas categorias de base do Hellas Verona. Em 2014, após se destacar pela equipe, foi contratado pelo Napoli, onde ganhou projeção internacional e começou a ser especulado tanto na Seleção Brasileira quanto na italiana. O meia acabou escolhendo os europeus e garante não ter sido uma decisão difícil. Jorginho já vestiu a camisa da Azzurra em 52 jogos.
Brasileiros campeões da Euro
- Marcos Senna (Espanha - 2008)
- Pepe (Portugal - 2016)
- Jorginho (Itália - 2020)
- Emerson Palmieri (Itália - 2020)
- Rafael Tolói (Itália - 2020)
Produção: Leonardo Bender