A Itália é campeã da Eurocopa pela segunda vez na sua história, a primeira desde 1968, quando sediou o torneio. Neste domingo (11), jogando em Wembley, a equipe de Roberto Mancini saiu atrás logo no começo do jogo, mas teve paciência e tranquilidade para manter a cabeça no jogo para conquistar o troféu diante dos cerca de 60 mil torcedores ingleses que lotaram o estádio em Londres.
Os primeiros minutos de partida foram como sonharam os mandantes, que abriram o placar com pouco mais de 120 segundos de bola rolando. Após bom passe do centroavante Harry Kane para Trippier, o lateral-direito cruzou e encontrou Shaw, do outro lado da área, livre para abrir o placar: 1 a 0. Foi a primeira e única finalização dos donos da casa no primeiro tempo.
A partir do gol sofrido, a Itália passou a controlar o jogo. Ao longo do primeiro tempo, criou as melhores oportunidades, mas não chegou a levar tanto perigo à meta defendida por Pickford. As equipes foram para o vestiário com o 1 a 0 mantido.
O prêmio pela luta italiana veio aos 21 minutos da etapa final. Emerson cobrou escanteio pela direita, Verratti concluiu de peixinho e a bola bateu na trave. No rebote, Bonucci apareceu livre para empurrar para as redes e deixar tudo igual: 1 a 1.
No tempo extra, as melhores oportunidades foram novamente dos italianos. O placar, no entanto, seguiu o mesmo. Aos 11 minutos da segunda etapa, a Itália ainda reclamou um possível pênalti de Stones, mas a arbitragem mandou seguir – o defensor estava com o braço à frente do corpo quando foi atingido pela bola. A decisão, então, foi para os pênaltis.
Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro italiano Gianluigi Donnarumma, que defendeu as cobranças de Sancho e Saka para garantir o título. A Inglaterra também desperdiçou com Rashford, que acertou a trave. Pelos italianos, desperdiçaram Belotti e Jorginho.
Itália
- Berardi - acertou
- Belotti - errou
- Bonucci - acertou
- Bernardeschi - acertou
- Jorginho - errou
Inglaterra
- Harry Kane - acertou
- Maguirre - acertou
- Rashford - errou
- Sancho - errou
- Saka - errou