Platini, Van Basten, Zidane e Iniesta. Estes são alguns dos craques que foram eleitos os melhores jogadores das edições passadas da Eurocopa. Em 2024, a lista de concorrentes é grande e alguns jogadores despontam pelo desempenho mostrado pelos clubes ao longo da temporada. No entanto, o craque de um torneio como a Euro não precisa apenas do talento, e sim de poder de decisão. Afinal, o que importa mesmo é erguer o troféu de campeão.
Com início no dia 14 de junho, em Munique, na Alemanha, a Eurocopa 2024 terá 24 seleções brigando pelo título. A final está programada para o dia 14 de julho, na capital alemã Berlin. O torneio tem diversos candidatos ao prêmio de melhor jogador. Quase todos os países têm ao menos uma grande referência entre os grandes clubes do futebol europeu, mas GZH separou 10 nomes que devem estar na disputa pelo prêmio de craque da Euro 2024.
Kylian Mbappé - França
Um dos principais nomes do futebol nos últimos anos não poderia ficar de fora. Mbappé já ganhou Copa do Mundo, além de ter marcado gols decisivos em outras competições com a seleção francesa.
O atacante não vem da melhor temporada da sua carreira. Contudo, a mudança do PSG para o Real Madrid pode fazer com que Mbappé se motive para fazer uma campanha de destaque na Euro 2024. O atacante já realizou 78 partidas pela França e marcou 47 gols.
Jude Bellingham - Inglaterra
Um dos candidatos a vencer a Bola de Ouro da temporada, o inglês já vem de uma campanha marcante pelo Real Madrid — com gols decisivos e o título da Champions League. Uma atuação de destaque na Euro 2024 pode torná-lo favorito a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo, superando seu companheiro do clube, o brasileiro Vinicius Júnior.
Pela seleção inglesa, Bellingham já fez 29 partidas e marcou três gols. A expectativa é que a Inglaterra dispute as fases finais da Eurocopa. Dessa forma, o meio-campista terá mais oportunidades de se destacar e ser decisivo assim como fez pelo Real Madrid.
Rodri - Espanha
Um volante disputar o prêmio de craque de uma competição como a Eurocopa parece inviável. No entanto, Rodri é aquele jogador diferente e que faz de tudo em campo. O espanhol defende bem, sabe sair jogando, chega no ataque e marca gols. Em 49 jogos com a Espanha já foram três marcados.
Dono do meio de campo espanhol, e do Manchester City de Pep Guardiola, Rodri está vivendo seu auge da carreira e espera levar esse bom momento para sua seleção voltar a ter um resultado expressivo na Eurocopa.
Kevin De Bruyne - Bélgica
Apesar de não viver o seu melhor momento na carreira, De Bruyne não pode ser descartado na discussão. O meio-campista da Bélgica e do Manchester City sabe ser decisivo e ainda pretende sair vitorioso de alguma competição relevante com a quase acabada "forte geração belga".
Seu desempenho com a seleção tem como destaque 27 gols e 49 assistência em 100 partidas disputadas. Uma boa campanha com a Bélgica liderada por De Bruyne pode credenciá-lo ao prêmio de craque da Euro 2024.
Florian Wirtz - Alemanha
Uma das grandes surpresas do futebol europeu na temporada, Wirtz entra na lista de promessas da Eurocopa, mas já tem talento para concorrer entre os craques da competição. Ele foi o destaque individual do mágico Bayer Leverkusen — que dominou a Alemanha em 2023/2024.
Um meio-campista inteligente, rápido e habilidoso. Tem a bola parada a seu favor e gosta de chegar na área para marcar gols. Pelo clube, Wirtz fez 18 gols e deu 20 assistências na temporada. Pela seleção alemã, seu desempenho ainda é tímido, com uma bola na rede em 17 jogos, além de quatro passes decisivos.
Federico Chiesa - Itália
A atual campeã da Eurocopa não tem nenhum grande destaque individual. Como sempre, a Itália se notabiliza pelo jogo coletivo, defesas bem montadas e campanhas históricas. Entretanto, em caso de mais um torneio com bom desempenho da equipe, um dos jogadores que tem possibilidade de disputar o prêmio de craque da Euro 2024 é Federico Chiesa.
Na campanha de 2021, o meia-atacante foi importante e um dos destaques da conquista. Sendo um dos principais nomes da Juventus, ele ajuda na criação de jogadas e tem como ponto forte a finalização de fora da área. Chiesa tem pela Azzurra 46 jogos, sete gols e sete assistências.
Modric - Croácia
São 38 anos nas costas, mas Modric ainda tem momentos em que parece um jovem jogador. O craque da seleção croata e do Real Madrid não pode ser deixado de lado. Mesmo com idade mais avançada, Modric é titular absoluto e dono do meio de campo. Ao todo, ele tem 174 partidas, 24 gols e 29 assistências pela seleção.
O camisa 10 já venceu o prêmio de melhor jogador do mundo em 2018, quando ajudou a Croácia a chegar até a decisão da Copa do Mundo. Uma nova campanha de destaque dele e da equipe pode colocá-lo na disputa.
Rafael Leão - Portugal
É estranho colocar um nome de diferente de Cristiano Ronaldo quando se fala em craque de Portugal. No entanto, a tendência é que CR7 não seja titular durante a Euro 2024, entrando apenas na segunda etapa com o seu poder de decisão.
Com ele no banco, o nome de destaque é Rafael Leão. O atacante que atua pelo Milan é considerado um dos grandes jogadores do futebol europeu, com muita habilidade nos pés, velocidade para superar os marcadores e finalização potente para marcar gols.
Lewandowski - Polônia
Um dos melhores centroavantes da última década no futebol mundial, Lewandowski não tem os mesmos números de alguns anos, mas ainda é decisivo dentro da área. O jogador do Barcelona tem a missão de liderar a limitada seleção polonesa. Porém, caso consiga uma campanha de destaque, o camisa 9 será cotado para ser o craque da competição.
Desde 2008 defendendo a Polônia, Lewa já marcou 81 gols e distribuiu 32 assistências em 147 jogos disputados. Nas últimas competições em que esteve representando seu país, contudo, ele deixou a desejar e foi cobrado por isso. Quem sabe a Eurocopa seja especial para o artilheiro.
Arda Guler - Turquia
O jovem de 19 anos do Real Madrid é a grande esperança de sucesso da Turquia na Euro 2024. Arda Guler poderia estar na lista de promessas, mas seu potencial é digno de craque da competição. Foram seis jogos pela seleção e um gol marcado.
Pelo clube espanhol, o jovem deve se consolidar na próxima temporada e nada melhor do que uma Eurocopa bem jogada para chegar com moral na próxima temporada, afinal ele vai precisar brilhar para ter espaço entre tantos craques.