Ídolos são importantes no futebol porque criam identificação, seja pela conquista de taças, liderança dentro de campo ou lealdade pela mesma camisa. Na final da Champions League 2023/2024, os dois clubes finalistas vão se despedir de grandes ídolos. Marco Reus foi referência no Borussia Dortmund desde que pisou no Signal Iduna Park. Toni Kroos brilhou em meio a uma constelação de craques e pode encerrar sua passagem pelo Real Madrid como um dos maiores vencedores da história do clube.
O Borussia Dortmund não sabe o que é conquistar a Europa há 27 anos. Em 2024, os aurinegros terão uma nova chance de vencer a Champions League e coroar um dos maiores jogadores da sua história com o principal título do continente entre os clubes. Marco Reus é a representação aurinegra em campo e a grande final da Europa será sua última partida vestindo a camisa 11 do Dortmund.
A despedida, no Signal Iduna Park, foi repleta de emoção, com goleada de 4 a 0 sobre o Darmstadt e com direito a um belo gol de falta do meio-campista. Reus completou 35 anos nesta sexta-feira (31), véspera da grande final, no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.
Neste mesmo palco, há 11 anos, o meio-campista alemão disputou a decisão do torneio, logo em sua primeira temporada pelo clube aurinegro. A derrota contra o grande rival Bayern de Munique foi sofrida, mas foi um dos motivos para Reus nunca abandonar o clube pelo qual ele fez história.
A carreira do meio-campista não foi tão vitoriosa em questão de títulos, com duas Copas da Alemanha e três Supercopas na prateleira. No entanto, a lealdade mostrada por Reus, mesmo com propostas tentadoras na mesa, fizeram com que os torcedores aurinegros o tratassem como Deus até seus últimos momentos em campo.
Toni Kroos ganhou 22 títulos pelo Real Madrid
Por outro lado, o ídolo que deixará de vestir a camisa do Real Madrid após a final da Champions League ganhou admiração pelos resultados. Kroos conseguiu se destacar em meio a diversos craques que passaram pelo clube espanhol ao longo das 10 temporadas no Santiago Benabéu.
Com passagem vencedora pelo Bayern de Munique, Kroos chegou aos merengues para fazer uma das trincas de meio-campistas mais vencedora do Real Madrid. Ao lado do brasileiro Casemiro e do croata Modric, o alemão brilhou e conquistou tudo o que podia. Ao todo, ele tem 22 títulos pelo clube, sendo quatro da Champions League.
Aos 34 anos, Kroos decidiu encerrar sua carreira como jogador. Após a decisão em Wembley, ele vai disputar a Eurocopa pela Alemanha e se despedirá dos gramados. Seus últimos atos no Santiago Bernabéu foram repletos de emoção, com direito a choro dos três filhos e uma ovação poucas vezes vista pela torcida do Real Madrid.
Apesar de uma idade mais avançada, o volante segue sendo titular no meio de campo, mas ao lado de outras peças. No entanto, seu passe preciso segue sendo o seu principal trunfo. Afinal, quem corre é a bola, e ela sempre foi muito bem tratada por Kroos.