A final da Liga dos Campeões será neste sábado (1º), às 16h (de Brasília), no duelo entre Real Madrid e Borussia Dortmund. De campanha surpreendente, o time alemão aposta na solidez defensiva para tentar superar o favoritismo merengue na decisão em Istambul.
O Borussia Dortmund garantiu vaga na Liga dos Campeões deste ano com o vice-campeonato alemão na temporada passada. A perda do título foi traumática com a equipe deixando escapar a taça ao ficar apenas no empate com o Mainz na última rodada em sua casa, quando chegou à frente do Bayern de Munique.
Para atual temporada, o Dortmund perdeu sua principal estrela, o inglês Jude Bellingham, justamente para o Real Madrid. A equipe não conseguiu repetir a boa campanha na Bundesliga e sequer brigou pelo título alemão. Muito pelo contrário, o Dortmund terminou em quinto lugar, com 63 pontos, 27 a menos que o campeão Bayer Leverkusen.
Chegada de Sancho e melhora
O crescimento do Borussia Dortmund na segunda parte da temporada tem relação com o retorno do atacante Jadon Sancho, contratado do Manchester United. O inglês tomou conta da ponta direita e se tornou uma importante peça defensiva. Além dele, se destaca na equipe o centroavante Füllkrug, artilheiro da equipe na Liga dos Campeões com três gols, e vice na Bundesliga, com 12 — um a menos que Donyell Malen. O zagueiro Mats Hummels é o pilar de uma defesa que tem sido a base da campanha.
Destaque defensivo
A defesa tem sido a base da campanha do Dortmund. O time alemão é o que terminou mais jogos na Liga dos Campeões sem ter a defesa vazada: em seis de suas 12 partidas.
Ao longo da temporada, o técnico Edin Terzic tem alterado bastante a forma da equipe jogar. Mesmo que tenha consolidado o sistema 4-2-3-1 na reta final, na semifinal da Liga dos Campeões ele optou por uma mudança no desenho do meio-campo.
Diante do favoritismo do PSG, o alemão montou o Dortmund no 4-1-4-1 tendo na dobra de marcação pelos lados do campo a chave para conter o forte jogo dos extremas do time francês. É esperado que ele arme alternativa parecida diante do Real Madrid, principalmente para ganhar poder de marcação no setor direito da defesa, por onde cairá Vinicius Jr.
Pouco poder ofensivo
Para encarar o Real Madrid, o Dortmund tem como desafio aumentar seu poder ofensivo. A equipe tem o pior ataque entre os times que chegaram até as quartas de final. Foram apenas 17 gols marcados em 12 jogos no torneio. Mesmo no Campeonato Alemão, o Dortmund teve apenas o quinto melhor ataque com 68 gols marcados, 26 a menos que o Bayern de Munique, o time que mais balançou as redes.