O tênis brasileiro não tem muito o que comemorar na edição 2024 de Roland Garros. Após ter seis jogadores nas chaves individuais masculina e feminina, todos eliminados na primeira rodada, o desempenho nas duplas seguiu o mesmo roteiro com mais uma sequência de derrotas.
Neste domingo (2), o mineiro Marcelo Melo e o gaúcho Rafael Matos caíram na segunda rodada. Diante dos italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, vice-campeões do Australian Open deste ano, eles foram derrotados em sets diretos, com um duplo 7/5, após 1h44min de jogo.
Em outro partida, ainda válida pela roda inicial do torneio, que acabou prejudicada pela chuva, o gaúcho Orlando Luz e o paulista Marcelo Zormann reviveram a parceria campeã júnior de Wimbledon e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, ambos em 2014, e enfrentaram os atuais campeões do Australian Open, os veteranos Rohan Bopanna, 40 anos, e Matthew Ebden, 36.
Apesar de todo o favoritismo dos cabeças de chave número 2, os brasileiros fizeram uma ótima partida e só foram superados após 2h07min de confronto. O indiano Bopanna e o australiano Ebden marcararm 7/5, 4/6 e 6/4 e passaram à segunda rodada. Porém, como o brasileiro Thiago Wild e o argentino Sebastián Báez não seguirão na competição, eles garantiram presença direta nas oitavas de final.
Com as eliminações de quatro jogadores nas duplas neste domingo, o Brasil não tem mais representantes no torneio principal de Roland Garros, exceto nas disputas juvenis.