O Brasil não tem mais representantes nas chaves de simples em Roland Garros. Nesta terça-feira (28), o paulista Felipe Meligeni perdeu para o norueguês Casper Ruud, sétimo do mundo, por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/4 e 6/3, em 1h55min de partida, e deu adeus ao Grand Slam. Esta foi a sexta derrota brasileira na primeira rodada, quatro no masculino e duas no feminino.
As eliminações dos tenistas do país começaram no domingo (26), quando Laura Pigossi parou na ucraniana Marta Kostyuk. Na segunda-feira (27), a frustração foi maior, com as derrotas dos dois principais nomes do país, Bia Haddad Maia e Thiago Wild, além de Thiago Monteiro e Gustavo Heide.
Sem conquistar um título em Paris desde Marcelo Melo, campeão de duplas masculinas em 2015 com o croata Ivan Dodig, o tênis brasileiro ainda poderá torcer por seus duplistas. O mineiro Melo fará parceria com o gaúcho Rafael Matos, enquanto o carioca Fernando Romboli atuará com o húngaro Fabiãn Maroszán, e o paranaense Thiago Wild terá como parceiro o argentino Sebastián Báez.
No feminino, duas brasileiras nas duplas. A paulista Luisa Stefani é a principal aposta. Ela e holandesa Demi Schuurs são as cabeças de chave número 3 e tem chances de chegar às rodadas finais. Já a carioca Ingrid Martins atuará com a britânica Olivia Nicholls. Nas mistas, Stefani e Matos tentarão reeditar o dueto campeão do Aberto da Austrália de 2023.
De acordo com a programação, Melo e Matos devem jogar ainda nesta terça, contra os alemães Hendrik Jebens e Constantin Frantzen, assim como Romboli e Maroszán diante dos italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori.
Ruud domina duelo com Meligeni
Duas vezes finalista em Roland Garros, Casper Ruud não encontrou dificuldades para impor seu jogo diante de Felipe Meligeni. O brasileiro até tentou resistir ao jogo de golpes variados e sempre buscando a linhas do norueguês, mas foi dominado.
No set inicial, após equilíbrio no marcador e pressão de Ruud nos games em que o brasileiro sacou, o número 7 do mundo finalmente conseguiu a quebra em 5-3, para logo depois fechar em 6/3, após 44 minutos.
A derrota na reta final do primeiro set atrapalhou Felipe, número 137 do ranking mundial, no começo do segundo. Mais experiente, Ruud aproveitou o novo vacilo do adversário e, com uma quebra no game de abertura, encaminhou o 6/4 em 36 minutos de jogo, com quase 90% de aproveitamento de seu primeiro saque.
Felipe Meligeni até tentou manter o nível alto no terceiro set, mas acabou sentindo o jogo e foi quebrado em duas oportunidades. A primeira em 2-1 e a segunda no game final, quando Casper Ruud fez 6/3 e selou a classificação para a segunda rodada, em que irá duelar com o vencedor da partida entre o espanhol Alejandro Davidoch-Fokina e o monegasco Valentin Vacherot.