O Brasil iniciou a edição 2024 de Roland Garros comemorando o fato de ter seis jogadores na chave principal em Paris. Mas cinco deles já foram eliminados. No domingo, Laura Pigossi lutou contra a ucraniana Marta Kostuyk, 20ª do ranking, e acabou perdendo em mais de três horas de partida. Nesta segunda-feira (27), mais quatro derrotas. A primeira foi de Gustavo Heide, para o argentino Sebastián Báez, também número 20 mundo, em jogo de cinco sets. Depois, foi a vez de Thiago Monteiro, que vinha de boas campanhas no saibro cair para o sérvio Miomir Kecmanovic, e de Thiago Wild ser eliminado pelo Gaël Monfils.
Principal nome do tênis brasileiro nas últimas temporadas e semifinalista em 2023, Bia Haddad Maia entrou em quadra quando Monteiro e Wild ainda estavam jogando. Sua adversária era a italiana Elisabetta Cocciaretto, a 51ª do mundo.
E no set inicial, apesar de alguns obstáculos, a paulista conseguiu se impor e com duas quebras de saque contra uma e sete erros não forçados contra 10, fez 6/3 em 46 minutos e pareceu encaminhar uma vitória.
Com dificuldades para realizar bons saques, Bia não se mostrou à vontade dentro de quadra e perdeu o saque em 2-0, no começo da segunda parcial. A brasileira ainda conseguiu devolver o break em 2-3, quando Cocciaretto pediu uma bola fora e até mesmo discutiu com o árbitro.
E mesmo com um momento melhor, a brasileira não aproveitou e perdeu o saque mais duas vezes. A italiana, apesar de sofrer ainda mais um break de serviço foi firme e com 16 bolas vencedoras (winners) contra seis, fez 6/4 e empatou o jogo.
As dificuldades de Bia Haddad Maia ficaram mais evidentes no terceiro set. Ela sofreu em seus games de saque e foi quebrada duas vezes, enquanto a italiana foi se mantendo e chegou a 5-0. A brasileira ainda evitou o chamado "pneu", mas não conseguiu se livrar da eliminação, que veio com um 6/1, após 2h29min de jogo.
Com a eliminação precoce, brasileira deve perder ao menos quatro colocações no ranking da WTA e cair do atual 14º para o 18º lugar.
Dos brasileiros nas chaves de simples, apenas Felipe Meligeni ainda está em Roland Garros. Ele irá fazer sua estreia na terça-feira (28), contra o norueguês Casper Ruud, sétimo favorito.