O brasileiro Thiago Wild não conseguiu repetir o desempenho de 2023, quando chegou à terceira rodada em Roland Garros, com direito a vitória sobre o então número 2 do mundo, Daniil Medvedev, na estreia. Desta vez, diante do experiente Gaêl Monfils, na quadra Philippe-Chatrier, a principal do Aberto da França, ele foi superado por 3 a 1, parciais de 6/2, 3/6, 6/3 e 6/4, após 2h34min de jogo.
Aos 37 anos e na reta final de sua carreira, Monfils que foi semifinalista do torneio em 2008 e que chegou ao sexto lugar do ranking em 2016, soube tirar proveito do fator casa para dominar o brasileiro, que atualmente é o número 58 do mundo e que deve perder posições por não repetir o resultado da última temporada.
No set inicial, de forma muito agressiva, o francês quebrou o saque do brasileiro no primeiro e no sétimo games, para fechar com tranquilidade em 31 minutos. Na segunda parcial, Monfils conseguiu nova quebra na abertura, mas desta vez Wild devolveu imediatamente e depois de confirmar o saque conseguiu novo break e virou em 3-1, encaminhando a vitória por 6/3 e o empate no placar.
O momento pareceu favorecer Thiago Wild, que começou o terceiro set com uma quebra, para depois confirmar o serviço. Mas a vantagem durou pouco e ele perdeu o saque em 2-2 e tomou a virada, com mais uma quebra definitiva no 4-2. Nesta parcial, Monfils encaixou 11 bolas vencedoras (winners) e venceu 76$ dos pontos jogados no primeiro saque.
A torcida que lotou a quadra principal de Roland Garros aumentou o tom nas arquibancadas e foi combustível importante para Gaël Monfils, que segurou a pressão inicial do brasileiro para com uma única quebra de saque em 4-3 chegar a vitória por 6/4, com uma jogada característica de seu estilo: saque e voleio. Na comemoração os francese cantaram "A Marselhesa" a plenos pulmões.
Na segunda rodada, o francês vai enfrentar o italiano Lorenzo Musetti, que fez 3 a 0 96/3, 6/3 e 7/5) sobre o colombiano Daniel Galán.
Com a derrota de Thiago Wild, o Brasil tem apenas um dos quatro jogadores que iniciaram a chave principal masculina em Paris. O paulista Felipe Meligeni, que irá fazer sua estreia na terça-feira (28), contra o norueguês Casper Ruud, sétimo favorito.