Estreante em torneios do Grand Slam, o paulista Gustavo Heide esteve perto de protagonizar uma das zebras da primeira rodada do Aberto da França. Nesta segunda-feira (27), o jogador de 22 anos chegou a liderar o quinto set diante do argentino Sebastián Báez, 20º tenista no ranking mundial do esporte, mas acabou levando a virada e foi eliminado.
O duelo, com parciais de 4/6, 6/3, 6/1, 4/6 e 6/3, se estendeu por 3h44min na quadra 9 do complexo de Roland Garros. Apesar da derrota, Heide está ganhando provisoriamente 19 posições no ranking da ATP, saindo do 174º para o 155º lugar, por seu desempenho na competição.
Na próxima fase, Báez irá enfrentar o austríaco Sebastian Ofner, ex-top 40 do mundo, que na temporada passada chegou às oitavas de final na França.
Como foi a partida
Após vencer três jogos no qualifying, Heide não se intimidou diante do adversário argentino, que nesta temporada venceu o ATP 500 do Rio de Janeiro e o ATP 250 de Santiago. Com um jogo sólido, o brasileiro conseguiu manter o saque e aproveitar a chance de quebra que surgiu no terceiro game do primeiro set, para fechar em 6/4, depois do confronto ser interrompido por cerca de uma hora devido à chuva, quando ele sacava com 40-15.
Na segunda parcial, o argentino acabou fazendo valer sua maior experiência em grandes torneios e com um break no sexto game encaminhou a vitória por 6/3 e o empate. Heide foi dominado no terceiro set e perdeu o game de serviço em três oportunidades, incluindo o que definiu o 6 a 1 para Báez e a virada no placar.
Mas o estreante brasileiro se manteve disposto a aprontar e pressionando o saque do adversário se adiantou em 2-1. O tenista nascido em Buenos Aires, contudo, devolveu a quebra em 2-2. Com boas devoluções, Heide conseguiu novas quebras em 3-2 e 5-2. Neste momento, nova paralisação por conta do mau tempo. Na volta, Báez devolveu uma quebra em 3-5, mas não conseguiu recuperar o terreno perdido e viu o paulista empatar.
O set decisivo foi de oscilações e a inexperiência pesou contra Gustavo Heide. Ele até começou melhor e com uma quebra no game de abertura e a confirmação de seu saque fez 2-0. Mas depois de desperdiçar chances de nova quebra, ainda perdeu o seu serviço em 2-2.
A partida virou uma batalha nas arquibancadas, já que brasileiros e argentinos foram chegando e lotando o espaço. Heide conseguiu mais um break em 3-2, dando impressão de que conseguiria a grande vitória da carreira até então. Porém, Sebastián Báez quebrou o brasileiro no sexto game e, logo depois, virou para 4-3. Ele ainda conseguiu nova quebra para, com tranquilidade, fechar em 6-3 e igualar sua campanha de 2022, que é a sua melhor em Paris em três aparições.