Depois de "furar" o qualifying e entrar na chave principal de Roland Garros pela primeira vez na carreira, a brasileira Laura Pigossi fez uma partida bastante equilibrada contra a ucraniana Marta Kostyuk, 20ª do mundo, neste domingo (26), mas acabou eliminada no Grand Slam francês.
A paulistana de 29 anos ocupa a 119ª posição no ranking e foi derrotada por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7 (4) e 6/4, em uma batalha que teve 3 horas e 16 minutos. Entre as mulheres, foi a partida mais longa no primeiro dia, sem contar a rodada noturna, de disputas em Paris. Os homens disputam nos Grand Slams partida em melhor de cinco sets.
Mesmo enfrentando uma jogadora com ranking bem superior ao seu, Laura fez um bom jogo e esteve a dois games da vitória. No set inicial, ela quebrou o saque de Kostyuk no primeiro game e se adiantou em 4 a 2. Ao perder o serviço no oitavo game permitiu o empate e logo depois a virada em 5 a 4. Um novo break em 7/5 definiu o resultado.
No segundo set Pigossi conseguiu uma quebra em 1-0, mas logo depois perdeu saque e o equilíbrio foi reestabelecido. A brasileira conseguiu novo break em 6-5 e sacou para fechar, mas perdeu o serviço e conseguiu empatar a partida ao ganhar o tie-break por 7 a 4.
Laura Pigossi manteve o nível e começou o terceiro set com duas quebras e abrindo vantagem de 4/0, mas foi quebrada em 1-4 e logo depois viu Marta Kostyuk confirmar o saque e ficar a um break da igualdade. Nesse momento, a chuva interrompeu o jogo que retornou cerca de uma hora depois.
Quando a partida retornou, a ucraniana conseguiu mais um break e logo depois manteve o saque para empatar em 4-4. Pigossi pediu atendimento médico ao ser quebrada mais uma vez. Depois dos três minutos permitidos, o jogo voltou e Kostyuk garantiu a vitória.
Com a edição com mais representantes do país nas chaves de simples em torneios de Grand Slam desde 1988, Pigossi foi a única brasileira a entrar em quadra neste domingo. Os outros brasileiros que jogam em Roland Garros são Thiago Monteiro, Gustavo Heide, Felipe Meligeni, Bia Haddad Maia e Thiago Wild.
Nesta segunda-feira, a 14ª do mundo, Bia, enfrenta pela primeira vez a italiana Elisabetta Cocciaretto, 51º do ranking. Wild duela com o tenista da casa Gael Monfils, que ocupa o 37º posto do ranking. Monfils venceu o único confronto entre eles, em Lyon, em 2021.
Ainda na chave feminina, a 11ª do mundo, Jelena Ostapenko, passou pela romena Jaqueline Cristian, que ocupa a 69ª posição do ranking, por 6/4 e 7/5.
— É sempre bom estar de volta. É um lugar muito especial para mim. Uma atmosfera incrível— afirmou a tenista da Letônia, campeã de Roland Garros em 2017.